Vídeo mostra capitão fugindo de balsa em naufrágio
Um vídeo divulgado pela guarda costeira da Coreia do Sul no início desta semana mostra o resgate do capitão da balsa que naufragou no último dia 16. Enquanto ele deixava a embarcação, centenas de pessoas continuavam dentro da balsa por ordem do próprio capitão, Lee Joon-seok, de 69 anos. O comandante aparece nas imagens vestindo apenas um suéter e uma cueca e é resgatado pela guarda costeira.
O vídeo completo tem mais de 10 minutos e foi exibido pela rede de TV local YTN. A emissora britânica IBTimesTV publicou um vídeo de pouco mais de um minuto com cenas do resgate – é possível ver o capitão fugindo apressadamente da balsa. Os 15 tripulantes do navio, responsáveis pela saída dos passageiros, foram presos e serão acusados de abandono de passageiros e negligência.
As famílias das vítimas criticam a resposta da marinha sul-coreana sobre o desastre, e garantem que o atraso no acesso ao navio impediu que os passageiros fossem resgatados com vida. No total, 300 pessoas estão mortas ou desaparecidas – as buscas por corpos ainda continuam e 113 continuam submersos. Foram contabilizadas 189 mortes até a última segunda-feira (28).





















