Trump critica Coreia do Sul e anuncia elevação de tarifas a 25%
Presidente dos EUA diz que país não honrou acordo comercial
Publicado: 26/01/2026, 21:13

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (26) que aumentaria as tarifas sobre as importações sul-coreanas relacionadas a automóveis, madeira e produtos farmacêuticos para 25%, ao acusar o Legislativo do país aliado de "não cumprir" o acordo comercial com Washington.
"O Legislativo da Coreia do Sul não está cumprindo o acordo firmado com os Estados Unidos", escreveu Trump nas redes sociais.
"Como o Legislativo coreano não promulgou nosso Acordo Comercial Histórico, o que é prerrogativa deles, estou aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as outras tarifas recíprocas de 15% para 25%."
Em julho, Trump havia anunciado um acordo no qual reduziria as tarifas cobradas ao pais asiático para 15%. Em troca, a Coreia do Sul deveria investir US$ 350 bilhões nos EUA em projetos selecionados pelo presidente norte-americano e comprar US$ 100 bilhões em gás natural liquefeito e outros produtos energéticos.
Seul avaliou que mergulharia em uma crise financeira se atendesse às exigências dos EUA sem salvaguardas.
Ainda assim, em outubro, antes de visita ao país, Trump insistiu que a Coreia do Sul forneceria bilhões de dólares em investimentos "adiantados". Durante a agenda, o presidente afirmou que o acordo havia sido concluído.
Com informações da CNN Brasil e Reuters




















