Em cerimônia, Moraes diz ter 'feito o que tinha que fazer' após enviar Bolsonaro à Papudinha
Fala foi feita em evento de colação de grau de alunos do curso de Direito da Universidade de São Paulo
Publicado: 16/01/2026, 14:48

Na última quinta-feira (15), o Ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse transferido da Superintendência da Polícia Federal em Brasília para o batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido popularmente como "Papudinha".
Após essa decisão, o Ministro participou da cerimônia de colação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e fez um comentário que arrancou risos e aplausos da plateia. Em tom descontraído, Moraes disse que "acho que hoje eu já fiz o que tinha que fazer".
A fala veio durante discurso em uma casa de eventos na zona sul de São Paulo, onde ocorria a colação. Não houve menção direta à decisão envolvendo o ex-presidente, mas o público interpretou a brincadeira como uma referência ao despacho deferido pelo ministro.
CONTEXTO
No fim da tarde desta quinta-feira (15), o Ministro havia determinado que Jair Bolsonaro fosse transferido das dependências da Polícia Federal, onde estava desde novembro, para o cumprimento da sua pena em uma sala no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal.
Nesta mesma prisão, também está o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. O local em questão é a "Papudinha", assim chamado por ficar ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda.
Ainda na mesma decisão, Moraes permitiu que Bolsonaro recebesse assistência religiosa na prisão, e participe também de um programa que reduz a pena por meio da leitura. Porém, o Ministro recusou o pedido do ex-presidente para que ele tenha acesso à uma televisão com acesso à internet.
A FALA DE MORAES
Durante a execução da cerimônia, o Ministro brincou com o número e duração dos discursos na cerimônia. “A maioria não é do direito, então oito discursos para vocês é um absurdo do absurdo. E vocês percebem que ninguém cumpriu os três minutos, o que quase eu tive que tomar algumas medidas”.
Em seguida, Alexandre de Moraes concluiu sua fala. "Mas eu me contive hoje, né. Acho que hoje eu já fiz o que eu tinha que fazer", afirmou.
O vídeo repercutiu nas redes sociais de políticos bolsonaristas. Nikolas Ferreira (PL), deputado federal por Minas Gerais, se manifestou no X, compartilhando o vídeo, e utilizou um trecho do livro bíblico de Provérbios para criticar Moraes. "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".
Confira o vídeo que mostra a fala de Moraes:




















