Chuva reduz calor intenso e marca a virada do ano no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Chuva reduz calor intenso e marca a virada do ano no Paraná

Em Ponta Grossa, primeiro dia de 2026 terá alta probabilidade de chuva e temperaturas mais amenas

APÓS SEMANA DE CALOR INTENSO, 2026 CHEGA COM CHUVA E TEMPERATURAS MAIS AMENAS AO PARANÁ
APÓS SEMANA DE CALOR INTENSO, 2026 CHEGA COM CHUVA E TEMPERATURAS MAIS AMENAS AO PARANÁ -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A virada do ano no Paraná será marcada pela presença de chuva e pela redução do calor intenso registrado nos últimos dias, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A mudança no tempo interrompe uma sequência de quase uma semana com temperaturas muito acima da média em diversas regiões do Estado, incluindo os Campos Gerais.

Em Ponta Grossa, o primeiro dia de 2026, na quinta-feira (01/01), deve ter probabilidade de chuva de 96%, com temperaturas variando entre 19 °C e 28 °C, cenário que reforça a tendência de alívio térmico no início do novo ano.

De acordo com o Simepar, o aumento da umidade, associado ao deslocamento de um sistema frontal pelo oceano e à atuação de uma área de baixa pressão no continente, já contribuiu para a intensificação das chuvas nesta segunda-feira (29). Durante a madrugada, cidades do Oeste, como Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, registraram acumulados superiores a 50 milímetros. Em municípios como Jacarezinho, Cerro Azul, Capanema e Cambará, os volumes passaram de 10 milímetros até o início da manhã.

Apesar da chuva, as temperaturas ainda permanecem elevadas em parte do Estado. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, as pancadas registradas nesta segunda-feira ajudam a refrescar, mas também podem provocar transtornos, já que são chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

A partir desta terça-feira, uma mudança na circulação dos ventos favorece a entrada de ar mais úmido no Paraná, substituindo o ar seco que vinha do Sudeste do Brasil. Entre terça e quarta-feira, o fluxo de ar quente e úmido em níveis mais altos da atmosfera deve intensificar a formação de nuvens de chuva, elevando o risco de temporais.

Segundo o Simepar, a expectativa é que no primeiro dia de 2026 a chuva se torne mais frequente, especialmente entre as regiões Centro-Leste e Litoral do Estado. Mesmo com o tempo ainda abafado no início da semana, os primeiros dias de janeiro devem apresentar temperaturas mais amenas em praticamente todo o Paraná, com máximas abaixo dos 30 °C na maioria dos municípios.

O período de calor intenso começou em 21 de dezembro e afetou de forma mais acentuada os Campos Gerais, o Leste e o Litoral do Estado, com vários dias seguidos de temperaturas acima da média e baixos volumes de chuva. Em algumas cidades, os termômetros chegaram a marcar os maiores valores de 2025, reforçando a importância da mudança nas condições do tempo neste início de ano.

LEIA O RESUMO DA MATÉRIA ABAIXO:

- Virada com chuva: Aumento da umidade e sistemas atmosféricos trazem chuva e aliviam o calor no Paraná.

- Destaque para Ponta Grossa: Dia 01/01/2026 terá 96% de chance de chuva, com mínima de 19 °C e máxima de 28 °C.

- Fim do calor extremo: Temperaturas ficam mais amenas nos primeiros dias de janeiro, após recordes registrados em dezembro.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right