Zelensky e Trump se encontram nos EUA após semanas de negociações
Plano de paz de proposto por Washington e revisado pela Ucrânia será discutido na reunião
Publicado: 28/12/2025, 11:44

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chega nos Estados Unidos neste domingo (28) para uma reunião com o líder americano, Donald Trump.
O encontro acontece enquanto a capital ucraniana, Kiev, é atacada por mísseis e drones russos, um lembrete de que os ataques continuam mesmo em meio a negociações de paz aceleradas.
As negociações em Mar-a-Lago entre Zelensky e Trump, anunciadas com apenas dois dias de antecedência, visam resolver as divergências no plano de paz original de 28 pontos que o republicano propôs no mês passado e que a Ucrânia revisou para 20 pontos.
Enviados americanos têm trabalhado intensamente para finalizar uma proposta que seja aceitável tanto para a Ucrânia quanto para a Rússia.
Donald Trump, que está na cidade de Palm Beach, no estado da Flórida, desde 20 de dezembro, interromperá suas férias para a reunião.
O encontro foi organizado após o presidente ucraniano ter conversado por telefone, no final da semana passada, com Steve Witkoff, enviado de Trump para assuntos externos, e Jared Kushner, genro do presidente, que está trabalhando para finalizar o acordo de paz.
O presidente dos Estados Unidos afirmou no início deste mês que não acreditava que reuniões com Zelensky ou seus aliados europeus seriam úteis, a menos que estivessem perto de um acordo, um sinal do estágio avançado das negociações.
Autoridades americanas descreveram progressos significativos nos esforços de paz, com um funcionário dos EUA afirmando no início deste mês que 90% dos termos do acordo já haviam sido definidos. Zelensky confirmou esse número na sexta-feira (26).
“Não é fácil. Ninguém está dizendo que será 100% de imediato, mas, mesmo assim, devemos nos aproximar do resultado desejado a cada reunião, a cada conversa”, disse ele.
Leia a matéria completa na CNN Brasil.




















