Estudo da UEPG revela que Brasil registrou 28 tornados em 2024; 23 foram na região sul | aRede
PUBLICIDADE

Estudo da UEPG revela que Brasil registrou 28 tornados em 2024; 23 foram na região sul

No sul, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram 10 casos em cada estado, enquanto Santa Catarina registrou três ocorrências

Cidade de Rio Bonito do Iguaçu destruída após tornado
Cidade de Rio Bonito do Iguaçu destruída após tornado -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região sul foi a mais atingida por ocorrências de tornados em 2024. É o que revela um estudo publicado por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em artigo publicado neste mês, dados mostram a ocorrência de 28 tornados no país no ano passado, sendo 23 na região sul. Paraná e Rio Grande do Sul tiveram 10 casos em cada estado, enquanto Santa Catarina registrou três ocorrências.

Mapa das ocorrências registradas no país
Mapa das ocorrências registradas no país |  Foto: Foto: Fabio Ansolin e Jéssica Natal
  

Além da região Sul, a Bahia teve três ocorrências em 2024, seguidas de Alagoas e Pará, com um caso cada. A maioria dos casos se deu na parte da tarde e em áreas rurais. Os dados fazem parte do estudo pulicado pela aluna do Bacharelado em Geografia, Maria Cristina Piotrovski, juntamente com a professora do Departamento de Geociências, Karin Linete Hornes. A pesquisa organizou um banco de dados de atividades compatíveis com tornados.

Professora Karin Linete Hornes
Professora Karin Linete Hornes |  Foto: Foto: Fabio Ansolin e Jéssica Natal
  

Os danos foram analisados segundo os parâmetros da Escala Fujita Melhorada, a partir da análise de imagens, vídeos e reportagens registradas dos eventos. Como explica Maria, os resultados proporcionaram a identificação das áreas, períodos e estações mais favoráveis e força destrutiva. “As análises destacaram as áreas mais vulneráveis e sensíveis aos impactos. Conclui-se que há necessidade da criação estratégias de prevenção e minimização de danos, nas áreas mais atingidas”, explica a aluna no artigo. Para a professora Karin, o Brasil está na segunda área mais propícia a tornados do mundo.

Entrega de amostra por pesquisadores e órgãos competentes
Entrega de amostra por pesquisadores e órgãos competentes |  Foto: Foto: Fabio Ansolin e Jéssica Natal
  

Para ser caracterizado como tornado, a ocorrência deve ter algumas características: o tornado é uma coluna de ar que gira violentamente, com duração média de 20 minutos e capaz de percorrer vários quilômetros, deixando um rastro de destruição. Em outubro do ano passado, os pesquisadores da UEPG revelaram que, de 1975 a 2018, foram 581 fenômenos identificados: 411 tornados ocorreram nos estados do Sul, o que representa 70% dos registros de tornados no país. O Paraná teve 89 tornados no período, com a maioria acontecendo no período da tarde. Os dados dessa pesquisa podem ser encontrados aqui: Caçadores de Tornados: UEPG publica estudo inédito no Brasil.

Com informações: Assessoria de Imprensa. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right