Circuito de câmeras grava passagem de tornado que destruiu Rio Bonito do Iguaçu
No vídeo, capturado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, é possível ver o deslocamento do fenômeno pela região
Publicado: 10/11/2025, 11:30

O Circuito de câmeras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, filmou a passagem do tornado que atingiu e destruiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu durante a última sexta-feira (7). O fenômeno destruiu cerca de 90% da estrutura da cidade, deixou mais de 700 pessoas feridas e causou a morte de 6 moradores.
No vídeo, gravado a cerca de 5 quilômetros do local da passagem do tornado, permite observar um pouco mais da dimensão do fenômeno que circulou pela região do Centro-Sul do Paraná.
O vídeo, que está acelerado, gravou cerca de 16 minutos do tornado. Nele, pode-se observar o seu deslocamento acompanhado de fortes rajadas de vento e também relâmpagos. Nota-se também a brusca mudança no tempo em todo o entorno do fenômeno.
DESTRUIÇÃO NA CIDADE - O tornado, confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foi classificado como um fenômeno meteorológico de nível F3. Na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, o fenômeno provocou ventos superiores à velocidade de 250 km/h.
Logo após tomar ciência da situação na cidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou o envio de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para o processo de reconstrução do município. Além desta ação, o governador anunciou que cada família atingida pelo fenômeno deve receber cerca de R$ 50 mil para reconstrução de suas vidas.
Governos municipais e instituições também se mobilizam para auxiliar os moradores atingidos pelo tornado. Para saber mais informações sobre a situação em Rio Bonito do Iguaçu, basta clicar aqui.





















