Deputado Hussein Bakri destaca agilidade de projetos para socorrer Rio Bonito do Iguaçu | aRede
PUBLICIDADE

Deputado Hussein Bakri destaca agilidade de projetos para socorrer Rio Bonito do Iguaçu

Votação realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná aconteceu tarde deste domingo (9)

Deputado Hussein Bakri durante assembleia
Deputado Hussein Bakri durante assembleia -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou no fim da tarde deste domingo (9) duas medidas para agilizar o socorro às famílias paranaenses atingidas pelo tornado que devastou 90% do município de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos de até 250 km/h. A catástrofe climática da última sexta-feira (7) deixou seis mortos e pelo menos 750 feridos.

Deputado Hussein Bakri votou a favor de duas medidas
Deputado Hussein Bakri votou a favor de duas medidas |  Foto: Divulgação/Assesoria de Imprensa.
  

“Nenhum de nós esperava vivenciar uma tragédia como essa. Mas, diante de tamanha devastação, é nosso papel ajudar a minimizar o sofrimento dessas famílias e a recolocar de pé o município de Rio Bonito do Iguaçu”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD), Líder do Governo na Casa e relator das propostas na Comissão de Constituição e Justiça.

Foram convocadas para este domingo duas sessões remotas e extraordinárias, com dois projetos em pauta. O primeiro deles faz uma alteração na lei do Fundo Estadual para Calamidades Públicas, passando a permitir o repasse de recursos diretamente às famílias que tiveram as casas destruídas, e não apenas ao município conforme o texto anterior. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família, a partir de um aporte de R$ 50 milhões que será feito ao Fecap pelo Governo do Estado.

A outra matéria aprovada homologa o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada. A medida é necessária para que o município possa usufruir das prerrogativas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente quanto à suspensão de prazos e metas fiscais, permitindo maior flexibilidade orçamentária e financeira para enfrentar a situação excepcional.

Segundo Bakri, ambos os projetos deverão ser sancionados ainda na noite deste domingo pelo governador Ratinho Junior (PSD).

Com informações: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right