Trump confirma 'tarifaço' que inclui o Brasil dia 1º: “É para todos”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que as tarifas globais devem começar a valer na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto
Publicado: 27/07/2025, 18:23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27/7) que as tarifas que o país pretende aplicar e que atingem o Brasil e outros países devem começar a valer a partir do dia 1º de agosto. ” O 1º de agosto é para todos”, disse Trump, durante entrevista coletiva ao lado de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
O secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, já havia antecipado que não haveria adiamento. “Não haverá prorrogação nem mais períodos de carência. Em 1º de agosto as tarifas serão fixadas. Entrarão em vigor. As alfândegas começarão a arrecadar o dinheiro”, falou em entrevista para a Fox News.
As taxas que Trump decidiu impor ao Brasil são de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA. Em abril, o Brasil já havia tido seus produtos taxados em 10% pelo governo norte-americano.
Desde o anúncio das tarifas, o governo brasileiro tem tentado negociações com a Casa Branca, no entanto, segundo afirma o governo, a comunicação está centralizada no presidente americano, o que dificulta o diálogo entre os países.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, tem se reunido com setores produtivos para entender os pleitos de cada indústria e estruturar formas de reverter o tarifaço. Uma das possíveis alternativas do Brasil era o adiamento do início das tarifas.
Haddad disse, ainda, que o Brasil está disposto a negociar. “Nós nunca saímos da mesa de negociação”, avaliou. Alckmin, no entanto, afirma que diálogo não é monólogo e que o governo tem feito tudo que está ao seu alcance para resolver o impasse.
Confira mais informações dessa notícia no Metrópoles