Saiba quem são as estudantes que zombaram de paciente | aRede
PUBLICIDADE

Saiba quem são as estudantes que zombaram de paciente

Faculdades das duas alunas divulgaram nota lamentando o ocorrido, se solidarizando com a família da vítima e afirmando que vão apurar o caso

As autoras foram identificadas como Gabrielli Farias de Souza, aluna da Universidade Anhembi Morumbi (campus Mooca, em São Paulo), e Thaís Caldeiras Soares Foffano, estudante da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh)
As autoras foram identificadas como Gabrielli Farias de Souza, aluna da Universidade Anhembi Morumbi (campus Mooca, em São Paulo), e Thaís Caldeiras Soares Foffano, estudante da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Duas estudantes de medicina foram denunciadas por injúria após publicarem um vídeo nas redes sociais fazendo comentários desrespeitosos sobre Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, que havia passado por três transplantes de coração e um de rim. O vídeo foi gravado poucos dias antes da morte da jovem e apagado na última terça-feira (8).

Na gravação, uma das estudantes ironiza o número de cirurgias realizadas por Vitória, dizendo: “Assim, não sei. Essa menina tá achando que tem sete vidas? Não sei”. A jovem estava internada no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e faleceu em decorrência de um choque séptico e insuficiência renal crônica.

As autoras do vídeo foram identificadas como Gabrielli Farias de Souza, aluna da Universidade Anhembi Morumbi (campus Mooca, em São Paulo), e Thaís Caldeiras Soares Foffano, estudante da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), em Minas Gerais.

Relembre o caso

O vídeo foi publicado em fevereiro, mas veio a público apenas em abril, quando a família de Vitória tomou conhecimento do conteúdo. Nele, as estudantes comentam que a paciente teria negligenciado o uso de medicamentos, o que teria causado a rejeição de um dos transplantes: “A segunda vez, ela transplantou, ela não tomou os remédios que ela precisava tomar, o corpo meio que rejeitou e teve que transplantar de novo por um erro dela”.

A gravação foi feita dentro do Incor, onde as alunas estavam realizando um curso de extensão com duração de um mês. Em nota oficial, a FMUSP esclareceu que as estudantes não pertencem à instituição e repudiou “qualquer forma de desrespeito a pacientes”, reafirmando seu compromisso com a ética e a dignidade humana.

O caso está sendo investigado pelo 14º Distrito Policial de Pinheiros, em São Paulo, e foi classificado como injúria.

Histórico médico

Vitória foi diagnosticada ao nascer com uma condição cardíaca rara chamada Anomalia de Ebstein, que afeta a válvula do coração. Em uma publicação em suas redes sociais, ela relatou que passou pelo primeiro transplante em 2005, o segundo em 2016 devido a uma doença nas veias coronárias, e o terceiro em 2024. Além disso, a jovem também havia recebido um transplante de rim.

Com informações da CNN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right