'Ele tentou contribuir para o meu assassinato', diz Lula sobre Bolsonaro réu
Lula repetiu que vê pedidos de anistia como 'comprovação de culpa'; presidente discursou antes de deixar o Japão rumo ao Vietnã – países que visita em viagem oficial
Publicado: 27/03/2025, 08:51

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (26) a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Jair Bolsonaro e sete de seus aliados réus por tentativa de golpe de Estado.
"É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato", afirmou Lula. Veja:
A declaração foi dada em Tóquio, onde Lula cumpre agenda oficial com uma comitiva de ministros. Após falar com jornalistas, o brasileiro seguiu viagem para Hanói, capital do Vietnã, onde também se reúne com políticos e empresários locais nos próximos dias.
Lula também voltou a se manifestar contra os pedidos de anistia (perdão do crime) feitos por Bolsonaro e aliados para beneficiar quem participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
"Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia, ele está dizendo que ele foi culpado", afirmou.
Lula também afirmou que seria "presunção" dar um prognóstico sobre a decisão. "Eu acho que Suprema Corte está se baseando e se manifestando nos autos do processo, depois de meses e meses de investigação muito bem feita Polícia Federal, pelo Ministério Público", disse.
"Eu inclusive quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive. Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado. Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país", seguiu Lula.
No discurso que antecedeu a pergunta, Lula comentou sobre os objetivos da viagem, como a volta dos investimentos japoneses na economia brasileira. "Nós precisamos retomar uma relação comercial forte com o Japão", disse.
Além disso, frisou a qualidade da carne brasileira. "Espero que aqui no Japão vocês aprendam a fazer churrasco", brincou.
Informações: g1