Padaria aceita pedido de 4 mil bolos para Tesla e quase vai à falência
Padaria teve pedido cancelado de forma injusta e isso gerou revolta nas redes sociais, o que fez com que o caso chegasse em Elon Musk
Publicado: 27/02/2025, 08:18

Em 2024, uma pequena padaria artesanal em San Jose, Califórnia, estava à beira da falência quando tentou atender a um grande pedido de bolos para os escritórios da Tesla. Uma mudança de última hora no pedido deixou a pequena empresa à beira da falência e endividada. Conforme relatado no The Guardian, Elon Musk teve que resolver o problema com suas próprias mãos.
O DOCE PEDIDO DE LAURA - Voahangy Rasetarinera, proprietária da confeitaria Giving Pies, foi desafiada com um pedido de 2.000 minibolos para um evento de funcionários da Tesla.
Esse pedido representou uma grande oportunidade econômica para a pequena empresa, mas também representou um desafio logístico significativo devido ao seu tamanho e aos recursos limitados da confeitaria. A Rasetarinera consultou sua equipe e eles concordaram em aceitar o pedido enviando a fatura para a Tesla. As datas de entrega eram terça e quinta-feira da semana seguinte.
A empresa de Elon Musk desviou o pagamento dos bolos para um fornecedor externo chamado City Flavor, que não respondeu às solicitações de pagamento após a entrega da primeira rodada de bolos. “Continuei otimista enquanto aguardava o pagamento na quinta-feira. No entanto, quando ele não se concretizou, fiquei preocupado.”
No mesmo dia, Laura, o contato da Rasetarinera na Tesla, ligou para o padeiro para se desculpar pelo atraso no pagamento da primeira rodada, citando a inexperiência dos fornecedores. Na mesma ligação, Laura pediu para dobrar o pedido do bolo. No total, a conta já chegava a US$ 16.000 pelos 4.000 cupcakes que a Giving Pies deveria entregar, metade dos quais já havia sido entregue e ela não havia sido paga.
A padaria foi forçada a redobrar seus esforços pagando horas extras à equipe, comprando mais ingredientes pelos quais ainda não havia sido paga e, mais importante, recusando outros pedidos para atender à enorme demanda da Tesla.
Após consultar a equipe novamente, todos concordaram em seguir em frente, então Rasetarinera enviou uma nova fatura estendida para a Tesla com o novo valor e eles seguiram em frente com a nova remessa, mas não antes de enviar uma mensagem para Laura, exigindo o pagamento da primeira remessa de bolos que já havia sido entregue.
“Desculpe incomodá-la novamente, mas sou uma pequena empresa. Não posso me dar ao luxo de ter recursos infinitos, portanto, preciso realmente receber o pagamento para poder segurar minha equipe”, escreveu a empresária à Tesla, segundo a mídia local Kron4.
No entanto, a alegria durou pouco. Apenas uma semana antes da data de entrega, a Tesla cancelou o pedido sem aviso prévio. Como Rasetarinera explicou na conta do Instagram da padaria, “recebemos um e-mail dizendo que eles estavam cancelando o pedido. Não havia nenhuma explicação. Apenas uma mensagem dizendo: 'Ei, sinto muito, acho que não vamos mais precisar desse pedido'".
FATURAS NÃO PAGAS - O cancelamento do pedido teve sérias consequências para a Giving Pies. A padaria já havia investido em ingredientes e aumentado sua equipe para atender ao pedido da Tesla. O que estava se configurando como uma grande oportunidade de trabalhar com uma grande empresa se transformou em um pesadelo de faturas não pagas.
Rasetarinera explicou nas mídias sociais que “tivemos que comprar ingredientes adicionais, contratar mais funcionários e programar horas extras”. Tudo isso representou uma despesa considerável para uma pequena empresa. “Eu havia investido tempo, recursos e esforços confiando nas garantias da Tesla, mas fui deixada na mão”, disse a proprietária ao The Guardian.
A notícia se espalhou rapidamente pelas mídias sociais e pelos meios de comunicação locais, que perceberam os maus-tratos da Tesla à proprietária da pequena empresa, gerando indignação entre os usuários quanto à falta de consideração da Tesla por uma empresa local. A notícia se espalhou pela mídia social, chegando até mesmo aos ouvidos do próprio Elon Musk.
SOLUÇÃO INESPERADA - Quando Elon Musk soube da situação, ele decidiu resolver o problema com suas próprias mãos. Em sua conta no X/Twitter, Musk pediu desculpas pelo que aconteceu com a padaria e prometeu resolver o problema. “Acabei de saber sobre isso. Estamos consertando isso imediatamente”, escreveu o bilionário.
A solução de Musk foi simples, mas eficaz: a Tesla compraria todas as tortas que a Giving Pies pudesse produzir. Além disso, a empresa se comprometeu a distribuir essas tortas para instituições de caridade locais. “As pessoas devem sempre poder contar com a Tesla para fazer o melhor possível”, escreveu Elon Musk em publicação no X.
Para a Giving Pies, essa experiência acabou sendo positiva. Eles não apenas superaram as dificuldades financeiras de investir no pedido, mas também ganharam publicidade e apoio da comunidade. Conforme mostrado em seu site, a Giving Pies agora adoça as festas de algumas das maiores empresas de tecnologia do Vale do Silício.
Informações: IGN Brasil