Peixe que anuncia apocalipse é filmado se debatendo em praia do México
Vídeo é apontado como primeiro registro do peixe-remo vivo
Publicado: 20/02/2025, 12:31

Um peixe-remo vivo foi visto no último dia 10 de fevereiro, na praia da Baixa Califórnia do Sul, no México. O vídeo filmado por um banhista se espalhou nas redes sociais, sendo apontado como o primeiro registro desse peixe vivo em águas tão rasas. Assista ao vídeo:
"Parece que ele veio aqui para morrer", diz um dos banhistas no vídeo. Nas imagens, é possível ver a espécie de tom azul, com detalhes em vermelho claro e uma espécie de crista.
O Regalecus glesne tem o corpo longo e achatado, que pode chegar a 11 metros de comprimento. Por ser um peixe que vive nas profundezas do oceano— é encontrado em até 1.000 metros de profundidade, raramente se aproximam da superfície, especialmente das areias das praias.
Esses peixes são extremamente sensíveis às mudanças no seu ambiente e estão ligados a superstição de que o animal marinho é um prenúncio de desastres ambientais, crença que rendeu o apelido de "peixe do fim do mundo".
A fama do peixe-remo como “o peixe do fim do mundo” vem de antigas lendas japonesas. Esses peixes são frequentemente chamados de "peixes do apocalipse" devido à reputação mítica de preverem desastres naturais ou terremotos.
A lenda se popularizou depois do terremoto e tsunami de Fukushima, em 2011. Alguns espécimes foram vistos antes desses fenômenos acontecerem. Logo, os japoneses começaram a acreditar que a captura abundante desse peixe antevê catástrofes avassaladoras.
Informações: TN Online, parceiro do Portal aRede