De camelô a empresário: veja império construído por Silvio Santos | aRede
PUBLICIDADE

De camelô a empresário: veja império construído por Silvio Santos

Apresentador faleceu na madrugada deste sábado (17); nome deixa um legado na televisão brasileira

Silvio Santos tinha 93 anos
Silvio Santos tinha 93 anos -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um dos maiores apresentadores da TV brasileira, Silvio Santos morreu neste sábado (17), aos 93 anos - leia a notícia publicada pelo Portal aRede aqui.

Além de ser o fundador e dono do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, Silvio teve uma trajetória empresarial de décadas de sucesso, que deu origem ao Grupo Silvio Santos (GSS), hoje um conglomerado bilionário.

Começou como camelô. Logo cedo, mostrou ser um vendedor nato, com capacidade de comunicação e persuasão — características que ajudaram a alavancar o 'Baú da Felicidade', que assumiu em 1958.

Era o início do Grupo Silvio Santos (GSS), que se desdobrou em setores como cosméticos, capitalização, mídia e comunicação, incorporação imobiliária e hotelaria. Além do SBT, empresas como a Jequiti e a Liderança Capitalização são parte dos negócios da família.

O portfólio de empresas de Silvio Santos garantiu que ele entrasse na seleta lista de bilionários da revista Forbes em 2013, com uma fortuna estimada em US$ 1,3 bilhão.

SBT - Os sucessos como empresário e apresentador já tinham despertado em Silvio Santos o interesse em ter sua própria emissora de televisão.

Em 1976, ele inaugurou a TVS. Ao receber novas concessões de transmissão, a emissora deu espaço ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que foi ao ar pela primeira vez em 19 de agosto de 1981. Na estreia, foi ao ar o já conhecido 'Programa Silvio Santos'.

Com 114 emissoras em todo o país, o SBT alcança atualmente 70 milhões de lares. Ao longo dos anos, passaram pela programação atrações que marcaram a história da televisão brasileira, como 'Topa Tudo Por Dinheiro' e 'Roda a Roda', ambos apresentados por Silvio, e o 'Domingo Legal' — comandado por Gugu Liberato, morto em 2019.

JEQUITI - De olho no mercado de cosméticos, Silvio Santos fundou a Jequiti em outubro 2006, em um mercado dominado por marcas como Natura e Avon na venda direta, também chamada de “porta a porta".

Com preços populares, a empresa entrou na disputa com linhas de produtos para banho, rosto, corpo, cabelos e maquiagem.

Atualmente, a Jequiti é uma das maiores empresas do segmento no país e está em todo o território brasileiro, com 260 mil consultoras em seu portfólio. Seu maior volume de vendas está concentrado em produtos de perfumaria, segundo a companhia.

PANAMERICANO - “Vendi o banco”, disse Silvio Santos em janeiro de 2011, após uma série de polêmicas envolvendo o banco PanAmericano, do qual ele era acionista controlador.

“Não podia deixar de vender. Porque o meu banco não deu prejuízo para ninguém. O meu banco teve um bom comportamento. Talvez tivesse sido mal administrado, e essa má administração provocou aquilo que todos vocês conhecem”, afirmou a jornalistas.

Em novembro de 2010, o banco PanAmericano recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões, com recursos obtidos junto ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), tendo os bens do grupo Silvio Santos como garantia. Isso foi necessário depois que o Banco Central do Brasil identificou um rombo nas contas da instituição.

Confira a reportagem completa no G1.

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE