Calor intenso fora de época atingirá vários estados do País | aRede
PUBLICIDADE

Calor intenso fora de época atingirá vários estados do País

Massa de ar muito quente cobrirá o Centro-Sul do Brasil na última semana de abril com calor muito acima do normal para a época do ano

O Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta última semana de abril
O Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta última semana de abril -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um episódio de forte calor para esta época do ano atingirá grande parte do Brasil neste final de abril. A última semana do mês será marcada por temperatura acima a muito acima da média de abril em diversos estados, principalmente do Centro-Oeste, Sudeste e a Região Sul. A temperatura já começou a se elevar mais acentuadamente no Centro do Brasil com a atmosfera muito seca que se seguiu ao ingresso de uma massa de ar frio e de alta pressão atmosférica em parte do país na última semana, e que influenciou o tempo em vários estados com queda de temperatura.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas da tarde do sábado atingiram 32,9ºC em Jataí (GO), 33,9ºC em Bebedouro (SP), 34,3ºC em Corumbá (MS) e 35,4ºC em Cuiabá (MT).

A tendência é de escalada da temperatura no decorrer desta semana no Centro-Sul do Brasil com as maiores temperaturas previstas entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde em muitas localidades as máximas ficarão muito acima do que é comum para o fim de abril.

Os estados em que a temperatura deve ficar mais alta são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais. Em várias cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamente em Minas, as máximas no decorrer desta semana vão ficar ao redor e acima de 35ºC com alguns pontos podem atingir valores tão altos quanto 37ºC a 39ºC.

 Algumas das maiores cidades do Brasil devem enfrentar forte calor fora de época. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá algumas tardes em que as máxima vão superar os 30ºC, quando normalmente nesta época, pela climatologia, as máximas ficam em torno de 25ºC. Projeção do modelo canadense indica muitas tardes de calor com predomínio do tempo seco nos próximos dez dias nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. 

No Sul do Brasil, o Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta última semana de abril. No Rio Grande do Sul, instabilidade frequente reduzirá o impacto do ar quente na maior parte dos dias, mas no final desta semana há possibilidade de ar muito quente invadir o estado com máximas muito elevadas para o final de abril.

O episódio de calor previsto pela MetSul Meteorologia para esta última semana do mês vai contribuir muito para que abril no país termine com temperatura muito acima da média, considerando o que ocorreu durante grande parte do mês até o momento.

Os primeiros 20 dias de abril anotaram temperaturas acima da climatologia histórica em quase todo o país. Os desvios das médias históricas em algumas áreas foram bastante significativos, atingindo até 3ºC a 4ºC acima da climatologia. Mês de abril até agora registra temperaturas acima da média em quase todo o Brasil com desvios significativos dos padrões históricos em alguns estados. 

As mínimas na primeira metade do mês ficaram acima a muito acima da média em quase todo o território nacional com desvios pronunciados da climatologia em todas as regiões brasileiras, mas, em especial, entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Já as máximas ficaram acima da média histórica principalmente no Norte do Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em muitas áreas da Região Nordeste. As águas muito quentes do Atlântico tropical contribuem para a temperatura muito acima da média em diversas cidades nordestinas.

Nos últimos meses, o fenômeno El Niño – que está no seu final – provocou sucessivas ondas de calor no Brasil e com quebra de recordes históricos de temperatura máxima em diversas cidades, incluindo a maior do país que é São Paulo. Foram meses seguidos em que a temperatura média no Brasil foi recorde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, acompanhando uma tendência mundial desde o ano passado de aquecimento acelerado do planeta, em parte pelo El Niño e em parte consequência das mudanças climáticas induzidas pelo homem, tal como é consenso na comunidade científica.

Com informações do MetSul

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE