Desemprego no Paraná atinge menor nível desde 2014 | aRede
PUBLICIDADE

Desemprego no Paraná atinge menor nível desde 2014

O índice de desemprego continua em queda no Paraná e em 2023 a taxa de desocupação ficou em 4,8%

A taxa de desemprego do Paraná também está abaixo da média nacional, que foi de 7,8% no ano passado
A taxa de desemprego do Paraná também está abaixo da média nacional, que foi de 7,8% no ano passado -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná registrou uma queda no índice de desemprego em 2023, com a taxa de desocupação ficando em 4,8%, uma redução de 1,2 ponto percentual em relação ao ano anterior, que era de 6%. Essa é a menor taxa para o estado desde 2014, quando atingiu 4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego do Paraná também está abaixo da média nacional, que foi de 7,8% no ano passado. O estado ocupa a quinta posição entre os estados com menor taxa de desemprego, ficando atrás apenas de Rondônia (3,2%), Mato Grosso (3,3%), Santa Catarina (3,4%) e Mato Grosso do Sul (4,7%).

No último trimestre de 2023, a taxa de desocupação no estado ficou em 4,7%, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior, que era de 4,6%. Comparado ao último trimestre de 2022, houve uma redução na taxa de desemprego, que era de 5,1%. Mais uma vez, o resultado do Paraná é melhor do que a média nacional, que registrou uma taxa de desemprego de 7,4% nos últimos três meses do ano.

O bom desempenho econômico do Paraná reflete-se no mercado de trabalho, demonstrando que o estado está com alto nível de emprego, com praticamente mais vagas disponíveis do que pessoas procurando trabalho. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que essa é uma situação positiva que precisa ser resolvida.

Conforme a PNAD Contínua, o Paraná possui uma população de 9,62 milhões de pessoas em idade para trabalhar, sendo que 6,24 milhões fazem parte da força de trabalho, que são aquelas que estão trabalhando ou procurando emprego. Dentre essas, 5,95 milhões estão ocupadas, o maior número da história.

O número de pessoas desocupadas no estado totaliza 294 mil, que são aquelas que estão fora do mercado de trabalho, mas em busca de uma ocupação. Já a população fora da força de trabalho, que não está trabalhando nem procurando emprego, é de 3,37 milhões de pessoas.

Além disso, o Paraná alcançou o maior contingente de empregados no setor privado na série histórica do IBGE, com 3,28 milhões de pessoas trabalhando no último trimestre de 2023, um aumento de 30 mil em relação ao trimestre anterior e de 99 mil em comparação ao mesmo período de 2022. Dentre esses empregados, 2,68 milhões possuem carteira assinada, representando 81,7% do total e também o maior número da série histórica.

O estado é o terceiro com a maior taxa de empregados com carteira assinada no setor privado, ficando atrás apenas de Santa Catarina (88,2%) e Rio Grande do Sul (81,9%), enquanto a média nacional é de 73,7%. O número de trabalhadores no setor público no Paraná foi de 603 mil pessoas no último trimestre de 2023, e 1,87 milhão de trabalhadores estavam ocupados informalmente nesse período.

Com informações de AEN. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE