Coluna MSN: Quem, eu? | aRede
PUBLICIDADE

Coluna MSN: Quem, eu?

“As pessoas me perguntam se sou pré-candidato a prefeito”

Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Está aberta a louca temporada de caça a candidatos para montar chapas dos partidos para prefeito e vereadores. Grupos políticos encomendam pesquisas, avaliam cenários, fazem contato, buscam novos partidos, essas coisas de sempre.

Todos querem ter algumas cartas na manga, e assim buscam pretensos concorrentes fora do ensanguentado ringue das disputas profissionais. Nomes de empresário(s)s, presidentes de entidades e outros outsiders são especulados. Uns cairão no canto da sereia. Outros, tal como Ulisses, ouvirão essa música mágica amarrados ao mastro do navio, um sorriso nos lábios.

Comecei a me envolver em disputais eleitorais em 1980, no ensino médio. Tive um cargo irrelevante (talvez diretor cultural) na União Mourãoense de Estudantes Secundaristas – a UMES. Tínhamos como líder o galã Larpão, apelido que Arnaldo Vicente (aquele abraço, velho amigo!) ganhou por vir do Lar Paraná, bairro popular de Campo Mourão. A nossa luta era pela anistia e pela organização dos alunos. Fizemos um histórico encontro em Salto do Lontra, acho que em 1982, em um final de semana em que arrumei duas namoradas inesquecíveis, cujos nomes esqueci.

Na faculdade, continuei metido nestas confusões todas até vir a formatura e com ela a necessidade de arrumar emprego. Acabei professor na rede estadual, na região metropolitana de Curitiba, ligado à APP, quando ainda não era sindicato.

O mestrado e a escrita me tiraram da frente de batalha da política e me colocaram no meu devido lugar. Hoje, eis-me aqui, reitor às vésperas da aposentadoria, com um par de chuteiras seminovas pendurado na porta do gabinete.

Mesmo assim, vários amigos têm perguntado se sou mesmo candidato a prefeito. No começo, achei que era só zoeira. Depois percebi que estava dentro da lógica da área – se está fazendo alguma coisa em prol da comunidade é porque tem pretensões.

Em pesquisa que circulou recentemente, apareço em uma das variáveis com 4% de intenções de voto. Por favor, não me façam ter frouxos de riso. Se candidato, teria muiiiiiito... muito menos do que isso. 

O autor é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No Instagram: @sanchesnetomiguel; no Facebook: https://pt-br.facebook.com/miguelsanchesneto/; no Twitter: @miguelsanchesnt.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE