Ex-ajudante de Bolsonaro, Mauro Cid depõe nesta quinta na PF | aRede
PUBLICIDADE

Ex-ajudante de Bolsonaro, Mauro Cid depõe nesta quinta na PF

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro também terá de se explicar sobre movimentações financeiras do ex-presidente e atos golpistas

Cid está envolvido nas tentativas de recuperar as joias enviadas pelos governantes da Arábia
Cid está envolvido nas tentativas de recuperar as joias enviadas pelos governantes da Arábia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Preso desde o último dia 3 de maio, o tenente-coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestará depoimento na sede da Polícia Federal no início da tarde desta quinta-feira (18). Ele deve ser questionado principalmente sobre a acusação de fraudes nos cartões de vacina dele mesmo, de sua família, e de Bolsonaro e da filha de 11 anos do ex-presidente. Outros assuntos espinhosos, provavelmente, estarão na pauta, como movimentações financeiras dos antigos ocupantes do Palácio da Alvorada e os atos golpistas de 8 de janeiro.

As suspeitas de caixa 2 e de “rachadinha” com recurso do Planalto envolvendo o coronel Cid e Michelle Bolsonaro foram reveladas no início do ano, nas reportagens O caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto e Segredos do Alvorada, dos repórteres Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, do Metrópoles.

Cid será confrontado com as provas colhidas pela PF, de que ele teria participado ativamente em um esquema de adulteração de dados de vacinação contra a Covid-19 para gerar certificados falsos para ele mesmo e seus familiares, além de Bolsonaro e sua filha.

O depoimento de Bolsonaro na PF sobre o mesmo tema, dois dias antes, aumentou a pressão sobre Cid, pois seu ex-chefe negou responsabilidade ou mesmo conhecimento sobre o suposto esquema de fraude, e disse que o militar era o único responsável pela gestão de seu aplicativo ConectSUS, do Ministério da Saúde, que foi acessado no período em que continha dados falsos sobre vacinação.

Há grande expectativa sobre o que Mauro Cid dirá aos investigadores, porque há sinais de que a estratégia jurídica de Bolsonaro é jogar eventuais responsabilidades em cima do ex-ajudante de ordens e, assim, blindar o seu ex-chefe.

Essa estratégia ficou clara em entrevista do primeiro advogado contratado por Cid, Rodrigo Roca, que trabalha para a família Bolsonaro e tratou de tentar livrar o ex-presidente dos fatos investigados desde o primeiro momento. O episódio não foi bem digerido pela família de Cid, cujo pai é general da reserva do Exército, e Roca acabou trocado pelos advogados Bruno Buonicore e Bernardo Fenelon, este último especializado em delações premiadas.

Pessoas próximas ao ex-ajudante de ordens indicam que ele pode vir a admitir ter fraudado os cartões de vacina de si e de sua família com a justificativa de poder viajar a trabalho e de férias sem ter de tomar um imunizante no qual não confia. O que ele dirá sobre Bolsonaro, porém, é um mistério.

A admissão de culpa no caso também será a estratégia de outro dos presos, o capitão da reserva do Exército Sérgio Cordeiro, ex-assessor de Bolsonaro e outro dos seis presos na operação de 3 de maio. Segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, Cordeiro pretende confessar ao Ministério Público Federal o crime de adulteração do cartão de vacina, fechando um acordo de não persecução penal, válido para crimes sem violência e com pena baixa.

O que mais pesa contra Mauro Cid

A PF concluiu a perícia feita no celular apreendido com Mauro Cid no início do mês e o conteúdo de mensagens e áudios encontrados no aparelho e na nuvem deverá ser usado no depoimento desta quinta. Esse conteúdo possivelmente fará com que Cid tenha de responder sobre mais questões, como áudios e mensagens a respeito de supostos planos dos militares próximos a Bolsonaro para realizar um golpe de Estado e prender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Os peritos encontraram trocas de mensagens entre Mauro Cid e o ex-major do Exército Ailton Gomes, que foi candidato pelo PL a deputado estadual no Rio de Janeiro em 2022 e, durante a campanha, apresentava-se como “01 do Bolsonaro”.

Segundo a investigação, Ailton Gomes se dispôs a “incitar grupos de manifestantes para aderirem a pautas antidemocráticas no interesse do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, havendo fortes indícios de que o referido investigado, além de ter proximidade com o ex-ajudante de Ordens Mauro Cid, também teria um contato direto com o ex-presidente”.

Datado de 15 de dezembro, um dos áudios mostra Barros dizendo a Cid: “É o seguinte: entre hoje e amanhã, sexta-feira, tem que continuar pressionando o Freire Gomes [então comandante do Exército] para que ele faça o que tem que fazer. Até amanhã à tarde, ele aderindo, bem, ele faça um pronunciamento, então, posicionando-se dessa maneira, para defesa do povo brasileiro. E, se ele não aderir, quem tem que fazer esse pronunciamento é o Bolsonaro, para levantar a moral da tropa. Que você viu, né? Está abalada em todo o Brasil”.

A PF também encontrou conversas entre Mauro Cid e assessores que revelaram orientação para o pagamento em dinheiro vivo das despesas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Por fim, Cid está envolvido nas tentativas de recuperar as joias enviadas pelos governantes da Arábia Saudita ao casal Bolsonaro e que foram retidas pela Receita Federal.

O depoimento

Fontes inteiradas na investigação disseram ao Metrópoles que o depoimento de Mauro Cid deve começar por volta das 14h30 desta quinta. A íntegra do que ele disser pode ser divulgada ao público logo ao final do depoimento, como aconteceu com Bolsonaro.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE