Satélite mediu quase 50ºC em solo brasileiro no fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Satélite mediu quase 50ºC em solo brasileiro no fim de semana

Fim de semana foi de calor extremo e incomum entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul

De acordo com Sistema Copernicus, a temperatura chegou a 48ºC no solo
De acordo com Sistema Copernicus, a temperatura chegou a 48ºC no solo -

MetSul Meteorologia

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A temperatura ficou perto dos 50ºC no solo em medições por satélite entre a Argentina, Uruguai e o Oeste gaúcho durante o fim de semana. A informação foi divulgada hoje pelo Sistema Copernicus, o consórcio ambiental e climático da União Europeia que monitora clima e ambiente em todo o planeta por um conjunto de satélites.

A medição é a partir do sensor de Land Surface Temperature (LST), temperatura da superfície terrestre, do satélite europeu Sentinel-3. De acordo com Sistema Copernicus, a temperatura chegou a 48ºC no solo.

É importante enfatizar que esta temperatura não é a que as pessoas sentem e com que a Meteorologia trabalha que é a do ar circulante e medida a 1,5 metro de altura do solo em abrigo meteorológico de estação meteorológica.

O dado é sim relevante para a agricultura em que a temperatura do solo afeta as lavouras, mas em nenhum momento significa que as máximas atingiram 50ºC em estações meteorológicas padronizadas. 

Recorde de máxima

Na Argentina, a cidade de Buenos Aires quebrou seu recorde de temperatura máxima para o mês de março pela segunda vez neste mês no sábado com 38,9ºC em meio a uma brutal e histórica onda de calor sem precedentes para esta época do ano na região. Ontem, a máxima na capital argentina foi de 36,5ºC. 

No dia 2, a temperatura atingiu 38,0ºC na cidade de Buenos Aires. Foi, então, a maior marca observada em março desde o começo das medições em 1906 na cidade. A marca superou o recorde anterior de 37,9ºC de 7 de março de 1952. 

Se o recorde da década de 50 permaneceu intocado por 70 anos, o recorde do dia 2 de março deste ano durou apenas dez dias. Isso porque a máxima do sábado superou a registrada dez dias atrás com a intensificação do calor no Centro da Argentina. 

O Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, anotou máxima no sábado de 39,6ºC. Ontem, 37,6ºC. Na sexta, a máxima de Ezeiza foi de 39,4ºC. Foi quando pela terceira vez neste mês caiu o recorde de temperatura máxima na estação para março. O recorde de março já havia sido quebrado no dia 1º com 38,1ºC e no dia 2 com 39,1ºC. 

Uruguai e Brasil

No Uruguai, o calor tem sido implacável também. Estação automática do Instituto Uruguaio de Meteorologia apontou no sábado máxima de 40,5ºC em Mercedes, embora o registro na estação convencional tenha sido de 39,7ºC. Quase todo o interior do país teve no sábado marcas de 37ºC a 39ºC com máxima em Montevidéu de 38,1ºC no aeroporto de Melilla. Ontem, Salto foi a 38,7ºC e Montevidéu a 37,1ºC em Melilla. 

No Rio Grande do Sul, o sábado teve temperaturas máximas nas estações meteorológicas oficiais de 38,9ºC em Uruguaiana, 38,7ºC em Quaraí e 37,2ºC em São Borja. Já ontem, máximas de 37,9ºC em Uruguaiana e 37,6ºC em Quaraí.

As informações são do Metsul 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE