Governo do Estado anuncia plano de venda de ações na Copel | aRede
PUBLICIDADE

Governo do Estado anuncia plano de venda de ações na Copel

A Copel é a maior empresa do Estado. Ela atende 5 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios

A sede em Curitiba e o nome serão mantidos. Além disso, os ativos de geração serão preservados
A sede em Curitiba e o nome serão mantidos. Além disso, os ativos de geração serão preservados -

Mario Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (21), a intenção de transformar a Companhia Paranaense de Energia (Copel) em uma corporação. A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) até o final do dia. De acordo com o Governo, o modelo proposto é consagrado em países mais desenvolvidos.

“Ele é adotado por empresas como a Vale, Embraer e Eletrobras, gigantes dos seus setores. Dessa maneira, a Companhia estará pronta para as mudanças que vão impactar o setor energético nos próximos anos, voltadas aos compromissos ambientais e de geração limpa”, explica nota enviada à imprensa.

Na prática, a mudança significa uma privatização, uma vez que o governo deixaria de ser o controlador. A empresa não terá um dono e o capital será disperso, mas o Estado seguirá como maior acionista (mínimo de 15%). A proposta também cita a manutenção de ação de classe especial, golden share, com poder de veto, que visa garantir os investimentos da Copel Distribuição.

Nome mantido

A Copel é a maior empresa do Estado. Ela atende 5 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios.

“Nessa gestão, investiu quase R$ 7 bilhões no Paraná, com programas como o Paraná Trifásico, Rede Elétrica Inteligente e novas subestações. É o maior pacote da história. Mas para fazer frente ao novo momento do setor elétrico é preciso investir ainda mais”, diz o Governo do Estado.

A sede em Curitiba e o nome serão mantidos. Além disso, os ativos de geração serão preservados, como a Usina de Foz da Areia, deixando intacto o patrimônio da Copel.

“Poucos estados ainda têm a empresa de energia ligada ao governo, o que dificulta a expansão na concorrência com o mercado privado. Com a mudança, a Copel vai liderar o movimento de transformação energética do setor sem as burocracias de uma estatal, mas ainda alinhada aos interesses dos paranaenses”, garante.

Para os clientes, segundo o Governo do Estado, a prestação do serviço vai melhorar, seja pela ampliação da capacidade de investimento da Companhia, seja pela velocidade de execução das obras com o mesmo regramento das empresas privadas. “Não haverá mudança na tarifa porque esse controle é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, conclui.

Com informações da Banda B, parceira do Portal aRede

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE