Nova pesquisa mostra Lula com 44% e Bolsonaro sobe a 26%
Levantamento foi realizado pela consultoria Quaest/Genial e foi publicado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Publicado: 16/03/2022, 15:15
Levantamento foi realizado pela consultoria Quaest/Genial e foi publicado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Foi divulgada nesta quarta-feira (16), uma nova pesquisa presidencial elaborada pela consultoria Quaest e contratada pela Genial Investimentos. O levantamento aponta que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a possibilidade de vitória no primeiro turno das eleições de 2022, porém, mostra uma recuperação do atual chefe do Poder Executivo, Jair Messias Bolsonaro (PL), em relação aos meses anteriores.
A pesquisa estimulada de intenções de voto para o 1º turno — aquela em que o entrevistado escolhe a partir de uma lista fechada de candidatos, mostra:
- Lula com 44% das intenções de voto;
- Bolsonaro tem 26%;
- Sergio Moro (Pode) tem 7%;
- Ciro Gomes (PDT) tem 7%;
- João Doria (PSDB) tem 2%;
- André Janones (Avante) tem 2%;
- Simone Tebet (MDB) tem 1%;
- Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou;
- Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar somam 6%;
- Indecisos são 5%.
Em relação à última pesquisa Quaest/Genial, divulgada em fevereiro, Lula oscilou negativamente um ponto percentual. Tinha 45%, e Bolsonaro subiu três pontos, passando de 23% para 26%. Os demais candidatos se mantiveram com os mesmos percentuais. A única outra mudança foi na opção branco/nulo/não vota, que estava em 8% em fevereiro e passou a 6% em março.
No cenário espontâneo — aquele em que o entrevistado aponta seu candidato preferido sem escolher entre uma lista de nome –, Lula tem 27% das intenções de votos contra 19% de Bolsonaro. Outros candidatos somam apenas 3%, enquanto 48% dos entrevistados dizem estar indecisos. Em relação ao levantamento Quaest/Genial de fevereiro, Lula oscilou um ponto percentual para baixo e Bolsonaro subiu três pontos.
Segundo turno
Já nos cenários de segundo turno, o ex-presidente Lula segue com vantagem contra todos os candidatos. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 32%. Contra Moro, por 53% a 26%. Contra Ciro, por 51% a 23%.
Metodologia
O levantamento Quaest/Genial foi realizado entre 10 e 13 de março, com duas mil entrevistas domiciliares em 120 municípios das cinco regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06693/2022.
Com informações: Banda B.