Quatro bairros de PG terão escolas militares em 2020 | aRede
PUBLICIDADE

Quatro bairros de PG terão escolas militares em 2020

Funcionarão no novo modelo as escolas estaduais José Elias da Rocha, Professor Colares, Frei Doroteu de Pádua e General Antônio Sampaio

O Colégio Estadual José Elias da Rocha será um dos locais que funcionará no novo modelo
O Colégio Estadual José Elias da Rocha será um dos locais que funcionará no novo modelo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Funcionarão no novo modelo as escolas estaduais José Elias da Rocha, Professor Colares, Frei Doroteu de Pádua e General Antônio Sampaio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área.

“Esse programa será transformador para o Paraná. Para entregar a melhor educação do Brasil precisamos ampliar os projetos e trazer novas ideias”, afirmou Ratinho Junior. Ele destacou que a média das escolas cívico-militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 20% maior do que na educação tradicional. “Esse é um modelo vencedor. Se é vencedor, queremos ofertar essa modalidade. A implantação será feita de forma democrática”.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar a partir desta terça-feira (27) para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.

A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

Ponta Grossa terá quatro escolas neste formato educacional

A partir do ano que vem, o município de Ponta Grossa terá quatro colégios cívico-militares no novo projeto educacional desenvolvido pelo Governo do Estado. Conforme anúncio feito nesta segunda-feira (26) pelo Governador Ratinho Junior (PSD) e pelo deputado Hussein Bakri (PSD), funcionarão nesse modelo as escolas estaduais José Elias da Rocha, Professor Colares, Frei Doroteu de Pádua e General Antônio Sampaio. Em Palmeira, outro município de atuação de Bakri nos Campos Gerais, será contemplado o Colégio São Judas Tadeu

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE