'Corredores viários' de Ponta Grossa não podem se limitar a obras de asfalto | aRede
PUBLICIDADE

'Corredores viários' de Ponta Grossa não podem se limitar a obras de asfalto

Conselheiro, advogado lembra que com a maior circulação de pessoas nesses locais, é necessário ampliar a segurança e patrulhamento preventivo

Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança
Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro da área da Segurança do Grupo aRede, Jorge Sebastião Filho, explica que os novos 'corredores viários' de Ponta Grossa não podem se limitar a somente obras de asfalto - entenda a discussão clicando aqui. Para ele, também é necessária maior presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nesses locais, visto que com o desenvolvimento e a maior circulação de pessoas, é preciso ampliar a segurança nesses ambientes.

Confira abaixo a opinião na íntegra de Jorge, advogado, professor, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa e corregedor-geral da OAB - Seccional do Paraná:

"Os projetos de construção de corredores viários em Ponta Grossa certamente trarão grandes benefícios para o trânsito em geral, gerando maior fluidez no tráfego de veículos na região central e possibilitando maior acessibilidade aos moradores dos bairros contemplados com os corredores.

Contudo, os projetos devem ser amplos, não ficando limitados apenas à criação das vias de trânsito e colocação de asfalto. Estes corredores viários, por serem vias de acesso a bairros de intenso movimento, terão grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, o que implica em um sistema de sinalização, redutores de velocidade em pontos de tráfego de pedestres, boa iluminação pública, etc.

VÍDEO
Assista ao vídeo do conselheiro da área da Segurança | Autor: Colaboração.
 

Além disso, é necessário que os agentes de trânsito se façam presentes nos principais entroncamentos destas vias rápidas, nos horários de maior fluxo de veículos, visando organizar o trânsito e prestar atendimento rápido em eventuais acidentes.

Outro ponto a ser considerado é que, com a criação destes corredores viários, haverá maior movimentação de pessoas nos comércios que margeiam as vias, sendo necessária uma atenção especial da Guarda Civil Municipal (GCM) em relação à segurança pública, prevenindo eventuais furtos, roubos e demais delitos que possam estar relacionados com o maior fluxo de pessoas e veículos.

Contemplando um bom sistema de controle de trânsito e segurança pública preventiva, teremos um grande progresso com os novos corredores viários".

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right