Turismo dos Campos Gerais precisa de um aeroporto em PG
Conselheira lembra que setor turístico poderá atingir seu potencial com um aeroporto em pleno funcionamento
Publicado: 07/09/2025, 21:57

A conselheira da área de Turismo do Grupo aRede, Karen Kobilarz, destaca que o aeroporto de Ponta Grossa não pode ser visto somente "como meio de transporte", mas como um vetor para o crescimento turístico de toda a região dos Campos Gerais - entenda o projeto aqui. Para ela, um plano de divulgação turística também precisa ser avaliado pelos gestores municipais.
Confira abaixo a opinião na íntegra da Karen, bacharel em Turismo, especialista em políticas públicas e gestão empresarial, consultora do Sebrae e Senar PR, além de gestora executiva da Adetur Campos Gerais:
"O turismo depende diretamente da mobilidade, e a existência de um aeroporto em Ponta Grossa representa um diferencial estratégico para a cidade e para toda a região dos Campos Gerais. A conectividade aérea facilita o acesso de turistas de diferentes partes do Brasil e do exterior, encurtando distâncias e tornando o destino mais competitivo frente a outras localidades. No entanto, para que o aeroporto atinja todo o seu potencial, é fundamental que haja ampliação das opções de conexões e a operação de mais companhias aéreas, oferecendo rotas diversificadas e atraentes.
Além da infraestrutura, é igualmente necessário que Ponta Grossa invista em um plano consistente de divulgação turística, capaz de promover seus atrativos naturais, culturais e históricos em escala nacional e internacional.
Um plano estratégico de marketing turístico é essencial para impulsionar o fluxo de turistas em Ponta Grossa. Ele orienta ações promocionais, valoriza atrativos locais e fortalece a imagem do destino. Com planejamento, é possível atrair novos públicos, estimular a economia e posicionar a cidade como referência no turismo regional e nacional.
Essa ação contribuirá para aumentar o fluxo de passageiros, fortalecendo a viabilidade econômica e comercial do aeroporto, que por sua vez se tornará uma engrenagem essencial para o desenvolvimento territorial, para a dinamização do turismo e para a integração regional. Assim, a mobilidade aérea deve ser compreendida não apenas como meio de transporte, mas como vetor estratégico para o crescimento sustentável do turismo local".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.