Prefeitura de Campo Largo instala 15 câmeras para fiscalização de trânsito | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Campo Largo instala 15 câmeras para fiscalização de trânsito

A Prefeitura está instalando também placas alertando sobre a presença dos radares antes de cada ponto de fiscalização, para garantir, de fato, um trânsito mais seguro

Equipes trabalham na instalação desde o dia 19 de novembro
Equipes trabalham na instalação desde o dia 19 de novembro -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), informa que desde o dia 19 de novembro conta com equipes instalando 15 câmeras de monitoramento de trânsito em Campo Largo, com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), de reconhecimento de caracteres e leitura de placas. Elas serão responsáveis por fiscalizar 28 faixas em casos de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa, conversão em locais proibidos e excesso de velocidade. 

A Prefeitura está instalando também placas alertando sobre a presença dos radares antes de cada ponto de fiscalização, para garantir, de fato, um trânsito mais seguro. Campo Largo conta hoje com uma frota de 105 mil veículos registrados e tem, de acordo com o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), uma média de 80 sinistros de trânsito por mês – popularmente conhecidos como acidentes de trânsito – englobando atropelamento, colisão de veículos, quedas e outros. Lembrando ainda que cada ocorrência envolve outros serviços públicos como Saúde e Guarda Municipal.

FISCALIZAÇÃO - A instalação de radares envolve análise técnica, aprovação do Inmetro, posicionamento estratégico da fiscalização e uso de sinalização clara para alertar os motoristas. Todas essas etapas foram encaminhadas pela SMOP e a empresa Mobiles, contratada por Ata de Adesão com o município de Alta Floresta (MT) para realizar o estudo técnico obrigatório (conforme a Resolução 798/2020, da Polícia Federal).

O secretário de Ordem Pública, João Freita, destaca a experiência em fiscalização eletrônica de trânsito da empresa para este novo projeto que será incorporado ao sistema de fiscalização já existente. “Especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego, a empresa indicou os locais das câmeras com base nos seus estudos de risco que comprovaram a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade. Foram levados em conta as condições e características das ruas, o fluxo de veículos e pedestres, a quantidade de acidentes, a descrição dos fatores de risco e de infrações cometidas, entre outros quesitos”, explica ele que ainda lembra que a instalação está seguindo as regras sobre visibilidade e divulgação dos pontos de monitoramento. 

ATENÇÃO - As instalações devem ser finalizadas até a metade de dezembro e, na última quinzena do ano, os equipamentos estão ligados para a primeira fase de testes. Após isso, os equipamentos passarão a autuar, mas somente no início de 2026. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura Municipal para mais informações.

Segundo estudo do IBMEC-RJ, a cada equipamento de fiscalização eletrônica instalado são evitados cerca de 3 óbitos e 34 sinistros. 

Para se ter uma ideia, só nos primeiros meses de 2025 (janeiro, fevereiro e março) aconteceram 243 acidentes em Campo Largo, segundo o BATEU, serviço da Polícia Militar do Paraná. “Sendo assim, o uso de medidores eletrônicos de velocidade é uma alternativa para a prevenção de acidentes de trânsito. E também serve para redução da gravidade, quando no caso da ocorrência, sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Essa novidade no município deve possibilitar que o cidadão campo-larguense tenha mais segurança e qualidade de vida nas ruas e rodovias”, afirma Freita.

Segurança Pública - As câmeras serão integradas ao sistema de monitoramento da Muralha Virtual, um programa de segurança pública que, desde 2020, tem garantido proteção e tranquilidade para os moradores de Campo Largo, e está sob a coordenação de inteligência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Os equipamentos novos em instalação são câmeras OCR que fazem leitura de placas e conseguem puxar todo o histórico dos veículos, auxiliando as forças de segurança. “A incorporação das novas câmeras com a avançada central de monitoramento do CIOSP, disposta com diversos monitores que mostram as imagens de mais de 120 câmeras instaladas em Campo Largo, trará mais segurança, inovação no combate de delitos e agilidade na resolução de crimes também. Todas as imagens captadas pelos radares serão enviadas à Muralha que compartilhará com o Deptran, para os agentes de trânsito analisarem e confeccionarem o auto da infração, se for o caso. Ou seja, estamos colocando a tecnologia a favor da cidade”, completa o secretário de Ordem Pública. Essa integração não será imediata e deverá acontecer ao longo de 2026. 

O prefeito Maurício Rivabem lembra que a cidade está em pleno desenvolvimento, crescendo e recebendo mais moradores. “Precisamos de organização e, principalmente, precisamos zelar pela vida. Nosso intuito não é multar, ganhar dinheiro a partir das câmeras, mas sim diminuir acidentes e salvar vidas. Nossa intenção é fazer com que toda a sociedade se habitue e passe a conversar e agir para um trânsito mais seguro”, ressalta.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right