Equipe da Patrulha Maria da Penha de Telêmaco Borba participa de estágio em Araucária
A atividade teve como principal objetivo capacitar os agentes para implementar ações semelhantes no município
Publicado: 09/09/2025, 15:10

Agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Telêmaco Borba participaram de um estágio na cidade de Araucária, onde acompanharam de perto o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha. Durante a experiência, os profissionais vivenciaram o dia a dia das visitas às mulheres vítimas de violência doméstica, observaram os procedimentos adotados no acolhimento e monitoramento das vítimas, além de conhecerem de perto o funcionamento do sistema de proteção e a integração com outros órgãos da rede de apoio.
A atividade teve como principal objetivo capacitar os agentes para implementar ações semelhantes no município, ampliando o conhecimento sobre as boas práticas já consolidadas em outros locais e fortalecendo o compromisso da Guarda Municipal com a proteção e o cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade.
A troca de experiências foi extremamente enriquecedora e contribuirá diretamente para o aprimoramento dos serviços oferecidos, reforçando a importância da prevenção, do acolhimento humanizado e da resposta rápida aos casos de violência doméstica.
A prefeita Rita Mara de Paula Araújo (PSD) parabenizou a equipe pelo comprometimento e afirmou que sente orgulho da Guarda Municipal e da Patrulha Maria da Penha que estão fortalecendo a rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Telêmaco Borba.
A Guarda Municipal segue empenhada em desenvolver ações efetivas de proteção às mulheres. O objetivo é assegurar mais segurança, acolhimento e confiança, para que as mulheres possam viver livres de ameaças e agressões.
A Patrulha Maria da Penha de Telêmaco Borba foi instituída dia 29 de agosto de 2025 com o apoio do Poder Público Municipal, Prefeitura e Câmara de Vereadores, e do Poder Judiciário e Ministério Público.
Se você conhece alguém que sofre violência, denuncie: 153 ou WhatsApp do projeto Mães Guardiãs (42) 99938-6844.
Com informações da assessoria de imprensa.