Cinema itinerante da Via Araucária passará por 10 cidades da região
Campo Largo, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares
Publicado: 03/09/2025, 14:40

O estacionamento em frente ao Ginásio Célia Ventura Cecccon, em Colombo, virou sala de cinema na manhã desta terça-feira (2). O local recebeu a estreia do Cinevia, projeto itinerante da Via Araucária que levará sessões gratuitas para 18 cidades do Lote 1 da concessão de rodovias do Paraná até o dia 7 de novembro.
No total, serão 41 dias de ação, com 205 sessões – cinco por dia – e expectativa de atender 17 mil espectadores ao longo do percurso. O projeto foi viabilizado com incentivo da Lei Rouanet, com investimento de R$ 1,1 milhão.
A primeira plateia foi formada por 65 crianças na faixa de três anos, que assistiram ao filme “Encanto” em uma carreta adaptada para oferecer a experiência completa de uma sala de cinema, com 85 lugares, incluindo dois espaços para cadeirantes, rampas de acesso e snack bar com pipoca e refrigerante gratuitos.“Nosso objetivo é levar cultura e inclusão para populações que muitas vezes não têm acesso ao cinema, seja por questões financeiras, seja porque vivem em cidades onde essa estrutura não existe. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, principalmente para as crianças”, destaca Valdir Ribeiro, um dos coordenadores do projeto na Via Araucária.
A carreta-cinema foi inspirada em projetos semelhantes do México, mas recebeu adaptações brasileiras. “Desde a concepção pensamos em oferecer conforto e acolhimento ao público. A curadoria dos filmes também é cuidadosa: priorizamos títulos que estavam recentemente em cartaz, agradam famílias e transmitem bons valores”, explica Clayton Quaresma, produtor cultural da a Porto Cultural, parceira do CineVia.
ESTREIA - Michele Antoniacomi, coordenadora de projetos da Prefeitura de Colombo, relata que é emocionante ver a reação das crianças diante do cinema pela primeira vez. “Dificilmente elas teriam essa vivência nesta idade. Até nós, adultos, nos impressionamos ao ver uma carreta por fora e um cinema completo por dentro”, comenta Michele.
Para a professora Angela Reis, que acompanhou as crianças, a sessão também foi marcante:“Foi maravilhoso e o nome do filme traduz a experiência: um encanto. Nós só temos a agradecer à Via Araucária.”Réplica cinematográfica
O Cinevia é, literalmente, um projeto cinematográfico e pode ser comparado a uma réplica de um cinema comum, como as pessoas costumam frequentar em shoppings centers de grandes centros urbanos. A sala instalada na carreta possui som e projeção digital, ar-condicionado, iluminação LED, poltronas acolchoadas e até carpete vermelho.
A seleção dos títulos contempla campeões de bilheteria como “Encanto”, “Moana 2”, “Meu Malvado Favorito 4”, “Pluft – O Fantasminha”, “Garfield fora de casa”, “Mufasa” e “Os Farofeiros 2”. Todos os filmes terão áudio e legenda em português e, em especial, as obras “Pluft – O Fantasminha” e “Os Farofeiros 2” contarão também com intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade de conteúdo ao público (legendagem descritiva e audiodescrição).
Para o diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillán, o projeto oferece programação cultural com inclusão de toda a comunidade. “Além de melhorar as rodovias, a Via Araucária é movida por outra responsabilidade social: a democratização do acesso à cultura. Esse é o objetivo do programa Cinevia, que permite às pessoas de todas as idades e classes sociais assistirem a alguns dos filmes que marcaram a história do cinema nacional e mundial. Temos muito orgulho desse projeto”, diz Santillán.
SERVIÇO - As sessões são promovidas para escolas e abertas ao público em geral. Os ingressos para todas as sessões serão disponibilizados na própria carreta, todos os dias, a partir das 07h da manhã. Serão cinco sessões por dia: 8h, 10h, 14h, 16h e 19h.
Os 18 municípios que receberão o Cinevia são: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares.
Com informações: Via Araucária.