Compagas estuda construção de gasoduto em Ortigueira | aRede
PUBLICIDADE

Compagas estuda construção de gasoduto em Ortigueira

O prefeito Ary Mattos convidou representantes da empresa para realizar um estudo técnico no município

Técnicos da Compagas estiveram em reunião com Alvaro Mattos e o procurador-geral do município, Jhonatan Guilherme
Técnicos da Compagas estiveram em reunião com Alvaro Mattos e o procurador-geral do município, Jhonatan Guilherme -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Ortigueira recebeu a visita de técnicos da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), para fazer um estudo técnico no município. O objetivo é a instalação de um gasoduto para atender a cidade. O convite para a visita foi realizado pelo prefeito Ary Mattos.

“Convidei os representantes da Compagas para fazer um estudo técnico, com fim de analisar a possibilidade de contemplar Ortigueira com um gasoduto. E assim recebemos em Ortigueira a equipe técnica, para termos essa reunião muito importante”, afirma o prefeito Ary.

Conforme explica a Administração Municipal, na última terça-feira (21), quatro técnicos da Compagas estiveram em reunião com Alvaro Mattos, um dos representantes do prefeito, e com o procurador-geral do município, Jhonatan Guilherme. A principal pauta foi a possibilidade da instalação do gasoduto, além de outros assuntos de interesse do município.

PLANEJAMENTO - Vale lembrar que, recentemente, a Compagas também anunciou a construção de 52 quilômetros de gasoduto entre os municípios de Araucária e Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento de R$ 108 milhões vai atender um importante eixo agroindustrial do Estado e, em especial, a fábrica do Grupo Potencial Biodiesel, na cidade da Lapa.

“O Grupo Potencial vem fazendo grandes investimentos na cidade da Lapa, com a implantação de uma esmagadora de soja que demanda um uso maior de gás. Para isso, teremos uma ‘caldeira flex’, que pode utilizar biomassa ou qualquer tipo de gás, como o biometano”, disse o vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt. “Esse investimento viabilizou a construção do gasoduto, que vai ajudar no desenvolvimento da região”. 

O gasoduto em Ortigueira deve ter fins semelhantes, devido às indústrias presentes na cidade.

Um dos planos da Compagas é chegar a 15% da participação do biometano no volume de distribuição da companhia até 2026. “O gás natural continua sendo uma fonte importante, mas a inclusão do biometano traz uma pegada mais sustentável para atender as demandas ambientais e dos nossos clientes e também as metas de ESG da empresa", disse o CEO Rafael Lamastra Junior. 

“O Paraná lidera o potencial produtivo de biogás no Sul do País. Precisamos aproveitar o potencial paranaense em geração de biometano para tornarmos o Estado mais sustentável e com menos emissões, como mais uma alternativa para a descarbonização da matriz energética”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE