Consórcio nacional quer desafogar Previdência Social da região | aRede
PUBLICIDADE

Consórcio nacional quer desafogar Previdência Social da região

Municípios da região buscam no consórcio nacional uma solução para a gestão dos RPPS e alívio nas contas públicas

Prefeitos estiveram reunidos em Brasília para discutir o assunto
Prefeitos estiveram reunidos em Brasília para discutir o assunto -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) é um desafio para muitos municípios, especialmente os menores. O déficit atuarial, que compromete o pagamento futuro de aposentadorias e pensões, preocupa gestores da região dos Campos Gerais. Uma solução que surge para auxiliar as prefeituras é o Consórcio Nacional de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (CNPREV).

Criado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o CNPREV visa otimizar a gestão previdenciária municipal. A iniciativa propõe reduzir custos e desafogar os cofres públicos, oferecendo uma taxa de administração menor. O consórcio assume responsabilidades como planejamento, operacionalização e controle da gestão previdenciária, buscando soluções para reduzir o déficit e garantir a sustentabilidade do sistema.

LIDERANÇAS - O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que o consórcio é voltado para municípios de pequeno e médio porte que não possuem estrutura própria para gerir seus RPPS, como ocorre em diversas Prefeituras da região dos Campos Gerais. "Com a união de esforços, os municípios consorciados podem alcançar uma gestão previdenciária mais eficiente e garantir os direitos dos servidores públicos", afirma.

Associações de municípios da região, como a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Ancespar), afirmaram ao Portal aRede e Jornal da Manhã que ainda não receberam a demanda da AMP, mas pretendem discutir o assunto em breve. A expectativa é que a proposta seja avaliada e que os municípios da região possam aderir ao consórcio, buscando soluções para a gestão previdenciária.

AMP -  A Associação dos Municípios do Paraná também já se mostrou bastante favorável a medida, tanto que o presidente Edimar Santos foi um dos primeiros signatários da criação do consórcio. Ele também esteve presente na reunião que ocorreu na última semana junto a consultora da área de consórcios da CNM, Joanni Henrichs, e lideranças da região para falar sobre o consórcio e esclarecer dúvidas sobre o tema.

CONCLIMA - Outra iniciativa proposta para as lideranças, diz respeito a criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para auxiliar os municípios brasileiros a enfrentarem os desafios das mudanças climáticas. Ele visa oferecer recursos financeiros para investir em ações de prevenção e mitigação de desastres, suporte técnico para desenvolver projetos e implementar medidas de adaptação às mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE