Palmeira quer ampliar mercado agroindustrial familiar para todo o PR | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira quer ampliar mercado agroindustrial familiar para todo o PR

Com a participação no Susaf, agora os produtos do município podem alcançar o mercado estadual

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano
A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Palmeira recebeu oficialmente o certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). O documento é emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e foi entregue nesta sexta-feira (21), na sede da Prefeitura Municipal. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, participou do ato.

Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. O certificado acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar as vendas para todo o território estadual.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano. Até o momento, 147 já aderiram. O objetivo é garantir maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar, para ganharem mercado e garantam renda aos produtores. “Isso dá oportunidades a quem produz alimentos de qualidade, ampliando a comercialização para todo o Paraná. Queremos ter um rural menos desigual, desenvolver ações para manter as famílias no campo com qualidade de vida", disse o secretário.

OPORTUNIDADE - O prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, destacou que a cidade tem produtos de qualidade e típicos, como o queijo porungo, que agora têm a chance de circular em todo o estado. "Parabenizo nossa equipe pelo empenho, e espero que os produtores possam aproveitar essa oportunidade e transformar nossa realidade. São portas que se abrem", disse.

ORGANIZAÇÃO - A chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (DPVAT), da Adapar, Mariza Koloda Henning, reforçou o benefício ao município e aos produtores. “O Susaf representa muito para o pequeno empreendedor, permite planear, dá segurança para que ele possa empreender quando percebe que o município dá força com um serviço de inspeção bem estruturado”, afirmou.

EXEMPLO - Proprietária de uma agroindústria de queijo porungo há oito anos regularizada no município de Palmeira, Carolina Baptista aguardava com ansiedade a adesão do município ao Sistema para aumentar as vendas. Ela é da quarta geração da família que produz e já integra a Rota do Queijo Paranaense. "Hoje nós temos capacidade de produzir três vezes mais", contou.

PRESENÇAS - Também participaram o chefe do núcleo regional da Seab em Ponta Grossa, Marcelo Hupalo, o chefe do escritório regional da Adapar em Ponta Grossa, Luiz Scheuer, a gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) em Ponta Grossa, Luciane Curtes, o secretário de Desenvolvimento Rural de Palmeira, Antônio Elves Cocheva, a chefe de gabinete, Márcia Regina Wansovicz, além de servidores da prefeitura, do Sistema Estadual de Agricultura e produtores e lideranças.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE