Educação inaugura primeira Sala de Altas Habilidades de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Educação inaugura primeira Sala de Altas Habilidades de Irati

A sala irá atender a três alunos com planos de ensino individualizados

Identificar e apoiar crianças com super habilidades é crucial para o desenvolvimento pleno de seu potencial
Identificar e apoiar crianças com super habilidades é crucial para o desenvolvimento pleno de seu potencial -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quarta-feira (19), a Sala de Altas Habilidades, localizada na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, marcando um avanço significativo no atendimento educacional especializado no município. É um espaço inovador adaptado especialmente para o desenvolvimento de alunos com altas habilidades, proporcionando um ambiente seguro e estimulante que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.

A vice-prefeita Ieda Waydzik destaca que a educação é a base para o desenvolvimento do Município e investir em educação de qualidade para todos é uma das prioridades da gestão. “Com a criação desta sala, damos um passo essencial para um ensino que reconhece e valoriza a diversidade de talentos e potencialidades de nossos alunos. O espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer um ambiente de aprendizagem que estimule e desafie nossos alunos com altas habilidades, com recursos e atividades que possibilitem o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social”, observa a vice-prefeita.

Segundo a secretária de Educação, Jandira Girardi, a iniciativa também representa um investimento na formação contínua dos educadores da Rede Municipal, pois os professores especializados e capacitados para atender as necessidades desses alunos serão uma referência para toda a Rede. 

“Este projeto fortalece a colaboração entre a escola, a comunidade e a Secretaria de Educação. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para nossas crianças e jovens, preparando-os para serem cidadãos conscientes, críticos e criativos. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na criação dessa sala, desde os gestores escolares, professores e funcionários, até os pais e alunos. Este é um esforço conjunto que demonstra o poder da colaboração e do comprometimento com a educação de qualidade”, afirma Jandira.

A princípio, a sala irá atender a três alunos com planos de ensino individualizados que serão implementados para contemplar as necessidades e interesses específicos de cada um. Conforme a coordenadora do Setor de Educação Especial e Inclusiva, Vanderleia Rosiane Golinski, outros estudantes já estão sendo analisados pela equipe e poderão passar a frequentar o espaço.

“Esses alunos terão acompanhamento de profissionais especializados (psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo escolar) o que possibilitará um suporte contínuo e adequado. Também, permitirá ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, promovendo o bem-estar integral. Será implementado um currículo diversificado com oportunidade para aprofundamento em áreas de interesse como ciências, artes, tecnologia e literatura. Os alunos terão a oportunidade de participar de projetos interdisciplinares, promovendo a integração de conhecimentos e a aplicação prática de conceitos teóricos”, explica Vanderleia.

A Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento já conta com salas de atendimento diferenciado como a Sala de Deficiência Visual, Sala de Deficiência Auditiva, Classe Especial e, agora, abriga também a Sala de Altas Habilidades. “Já somos uma referência em educação especial e essa nova sala, um ambiente rico em recursos e estímulos, vem reforçar o compromisso da nossa escola com a excelência e a inclusão educacional”, conclui a diretora Silmara Thomaz.

HABILIDADES - As crianças com altas habilidades são aquelas que geralmente apresentam um nível elevado de curiosidade, capacidade de aprender rapidamente, pensamento crítico e capacidade de fazer conexões complexas entre ideias. Elas também podem mostrar um forte senso de justiça, empatia e sensibilidade.

Identificar e apoiar crianças com super habilidades é crucial para o desenvolvimento pleno de seu potencial. Isso pode incluir oferecer-lhes desafios adequados, programas educacionais diferenciados, mentoria e oportunidades para desenvolver suas áreas de interesse. Um ambiente de apoio é essencial para que essas crianças possam florescer e utilizar suas habilidades de maneira positiva e construtiva.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE