Procissão de Corpus Christi em Ivaí será pela manhã | aRede
PUBLICIDADE

Procissão de Corpus Christi em Ivaí será pela manhã

A procissão será depois da celebração, marcada para às 9 horas, em frente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Rito Ucraniano

Há mais de um mês se iniciaram os preparativos
Há mais de um mês se iniciaram os preparativos -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em Ivaí, a procissão de Corpus Christi desta quinta-feira (30), será depois da celebração, marcada para às 9 horas, em frente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Rito Ucraniano. Os fiéis saem em seguida em direção à Paróquia Cristo Rei. As duas comunidades se dividem para decorar todo o trajeto – pouco mais de um quilômetro - por onde o corpo de Cristo irá passar.

Há mais de um mês se iniciaram os preparativos. Dezenas de pessoas ajudam com a elaboração dos cartazes, pintura da serragem – em sua maioria, feita por homens – Aliás, os homens pegam no pesado. São eles que vão às serrarias, pegam a serragem e a trazem ao pavilhão, onde ela é peneirada e pintada.

Este ano, as equipes “importaram’ a ideia de usar as placas de MDF da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, na elaboração dos tapetes. “Lá, as placas têm três metros por dois. Em Ivaí, elas têm dois metros por dois e quarenta e vão dar suporte para cinco tapetes, que serão decorados com serragem colorida, cascas de ovos, cal, pó de café. Nós recebemos a doação de latas de tinta de empresas e usamos os restos de pigmento que fica no fundo. A gente deixa de molho as latas e conseguimos tingir a serragem, praticamente, a custo zero. Tudo foi doação”, comenta Jane Byczkoski que, ao lado de Silmara Chociai, coordena os trabalhos.

De acordo com Jane, as mesas são montadas no salão paroquial com as placas, colocados os moldes, feitos no retroprojetor e realizadas as colagens. Ao todo, serão 29 cartazes, confeccionados com colagens, em sua maioria, por professoras voluntárias. Todos estão prontos, esperando para ir para a rua. “O tapete pronto é colocado em travessas de madeira, em ripas, e são levadas em quatro ou cinco pessoas para a rua. Lá, só providenciamos os últimos detalhes. Pessoas maravilhosas nos ajudaram este ano com a colagem, desenhos, pesquisa de imagem e tivemos gente nova na equipe que fez o tingimento da serragem, o enchimento dos moldes, o acabamento...Hoje, praticamente, está tudo pronto. Trabalho de formiguinha, mas com muito amor para Jesus passar. Só temos a agradecer a todos que colaboraram”, afirma Jane.

GALERIA DE FOTOS

  • Este ano, as equipes “importaram’ a ideia de usar as placas de MDF da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, na elaboração dos tapetes.
    Este ano, as equipes “importaram’ a ideia de usar as placas de MDF da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, na elaboração dos tapetes.
  • Este ano, as equipes “importaram’ a ideia de usar as placas de MDF da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, na elaboração dos tapetes.
    Este ano, as equipes “importaram’ a ideia de usar as placas de MDF da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, na elaboração dos tapetes.
 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE