Irati promove o 'Dia de Campo do Milho' para melhorar produção | aRede
PUBLICIDADE

Irati promove o 'Dia de Campo do Milho' para melhorar produção

Foram abordados diversos aspectos relacionados ao cultivo do milho

Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados ao cultivo do milho
Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados ao cultivo do milho -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Produtores rurais e técnicos se reuniram no “Dia de Campo do Milho” promovido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), na última quinta-feira (07). O encontro incluiu palestras e demonstrações no campo e teve como objetivo fornecer assistência técnica aos produtores locais, buscando melhorias na produção.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski afirma que a importância dos dias de campo é demonstrar na prática os resultados positivos que podem ser obtidos quando o agricultor busca implantar na propriedade a assistência técnica. “É uma oportunidade para os agricultores perceberem que têm apoio e acesso à tecnologia e que isso contribui significativamente para a sua permanência e sucesso na atividade agrícola", explica.

Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados ao cultivo do milho, desde o preparo do solo até o manejo das pragas, como a cigarrinha, que representa um desafio para os produtores da região. O engenheiro agrônomo do IDR Paraná, Flávio Cardoso D’Angelo relata que ela causa uma doença complexa que tem motivado diversas pesquisas para encontrar métodos eficazes de controle.

"A cigarrinha é vetor de uma doença chamada enfezamento do milho que tem afetado as plantações na região. E como ela tem o poder de migrar de uma cultura para outra porque consegue voar distâncias muito longas, é um problema que tem que ser encarado com a comunidade e não apenas individualmente. Ainda estamos em busca de soluções efetivas para esse problema, já existem híbridos de milho que apresentam resistência ou tolerância a essa doença, porém, não estão disponíveis para todos", explicou D'Angelo.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade de Miecislau Teleginski que tem como atividade principal a bovinocultura de leite e planta milho para a alimentação dos animais. Há alguns anos, Teleginski conta com a assistência técnica do IDR Paraná e da Prefeitura de Irati e vem colhendo bons resultados. “Com o acompanhamento a produção melhora bastante. Então, muitos agricultores não aproveitam eventos como esse, mas eles acabam se prejudicando. Com o resultado que temos aqui, acredito que vale muito a pena trabalhar com os técnicos”, destaca.

Outro ponto que foi destaque no Dia de Campo foi o cuidado com a proteção de fontes. Na sua propriedade, Teleginski tem três nascentes protegidas que são essenciais para o uso na produção do leite. O agricultor ressalta que a atenção para preservação da água foi algo que aprendeu desde a infância com seus pais e que dá continuidade até agora, agora também, com apoio da Prefeitura em um dos pontos.

Com informações de assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE