Carambeí é pioneira no Paraná a instalar sala sensorial | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí é pioneira no Paraná a instalar sala sensorial

A sala de Carambeí oferece recursos como simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, colunas transparentes com bolhas e piscina de bolinhas iluminadas

Em Carambeí, Estado inicia parceria com municípios para instalação de salas sensoriais para crianças neurodivergentes
Em Carambeí, Estado inicia parceria com municípios para instalação de salas sensoriais para crianças neurodivergentes -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Agosto começa com boas notícias para a população de Carambeí, nos Campos Gerais. A cidade é a primeira no Paraná a ganhar uma sala sensorial iUP6D equipada para educação e terapias de reabilitação de crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A sala é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), com a prefeitura daquele município.

A prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, reforça que a sala atenderá da primeira infância até a terceira idade, e de forma totalmente gratuita. “A sala está implantada, completa, em pleno funcionamento e agora a equipe começara as capacitações, que serão online e presencial”, afirma a prefeita. A previsão é de que, agora, sejam capacitados cinco profissionais para atendimento à população. A sala está localizada no Espaço Cidadão (Biblioteca).

Segundo a prefeita, hoje todas as escolas públicas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Carambeí trabalham diferenciadamente junto a esse público. “Essa vem contemplar o público que já faz atendimento. É um marco histórico para a nossa cidade”, afirma. Na segunda-feira, 31, houve uma comemoração para agradecer o secretário de Estado da Inovação, Marcelo Rangel, pelo empenho na instalação da sala.    “A comunidade com a necessidade desse serviço ficou muito feliz e agradecida por esse atendimento diferenciado que será entregue totalmente gratuito”, frisa a prefeita.

A presidente do Conselho Municipal para Pessoas com Deficiência de Carambeí, Tamiris Sinhuri, que possui cegueira congênita, reconhece que a sala “é uma conquista muito relevante para o município. As tecnologias assistivas auxiliam muito na inclusão das pessoas com deficiência. É um instrumento de inclusão não só de educação, mas social”, diz Tamiris.

De acordo com Rangel, futuramente o Estado levará o projeto para outras cidades, para atender um número maior de pessoas.  “Queremos levar essas salas para mais municípios do Paraná. É muito emocionante trabalhar com uma tecnologia que não existia e que pode proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, principalmente crianças. Trabalhar com inovação para a inclusão de todos é uma alegria e mostra que estamos no caminho certo”, afirma Marcelo Rangel.

A sala

Os Parques Multidisciplinares iUP6D foram desenvolvidos pela startup brasileira Neurobrinq. As salas são acionadas por tablets ou computadores utilizando tecnologia IoT e conectados a um servidor por meio de uma rede dedicada wi-fi. Os recursos, como os de videomodelagem, permitem que a sala propicie ações que estimulam todos os sentidos: tato, visão, audição, paladar, olfato e o equilíbrio em movimento (considerado o sexto sentido).

A sala de Carambeí oferece recursos como simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, colunas transparentes com bolhas, piscina de bolinhas iluminadas

Em Carambeí, Estado inicia parceria com municípios para instalação de salas sensoriais para crianças neurodivergentes
Em Carambeí, Estado inicia parceria com municípios para instalação de salas sensoriais para crianças neurodivergentes |  Foto: SEI/PR
 

, feixe de fibras ópticas sensoriais, equipamento para emissão de bolhas de sabão, entre outros, bem como softwares de produção de filmes sensoriais e para testes cognitivos.

A proposta é promover a intervenção precoce das crianças visando a estimulação e a reabilitação já a partir dos primeiros anos de vida, a fim de treiná-las em atividades diárias e para programas de estimulação multifuncional, sempre de uma forma lúdica, que prova a sua eficácia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE