Duplicações em estradas da região devem potencializar municípios | aRede
PUBLICIDADE

Duplicações em estradas da região devem potencializar municípios

Primeiro lote da nova concessão inclui obras na BR-373 e na BR-277. Prefeitos avaliam impacto logístico e econômico

Prefeitos Sérgio Belich; Jorge Derbli; Celso Kubaski; e Osnei Stadler concederam entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede
Prefeitos Sérgio Belich; Jorge Derbli; Celso Kubaski; e Osnei Stadler concederam entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O edital referente ao primeiro lote de obras da nova concessão rodoviária do Paraná, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) neste mês de maio, prevê a realização de melhorias em estradas que cortam as regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul. 

Os principais investimentos serão destinados para duas obras de duplicação. A primeira envolve um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277, entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio. Já a segunda engloba um trecho da BR-373, entre Ponta Grossa e o mesmo trevo,  localizado em Prudentópolis.

De acordo com o edital, o leilão será no dia 25 de agosto na Bolsa de Valores, a partir das 14 horas. Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 27 de outubro e a assinatura do contrato está prevista para até 29 de dezembro. O prazo de concessão é de 30 anos.

Análise dos prefeitos

A duplicação prevista para a BR-277 deverá beneficiar diretamente os municípios de Porto Amazonas, Palmeira, Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati e Prudentópolis. A reportagem do Jornal da Manhã e Portal aRede entrou em contato com gestores municipais da região, a fim de avaliar o impacto logístico e econômico do projeto. O prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (União), mostrou otimismo. “É uma obra que, se de fato sair do papel, será fundamental para os interesses da região. Existe um grande movimento de veículos, uma vez que esse trecho representa o cruzamento de várias rodovias”, afirmou.

O prefeito de Irati e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul, Jorge Derbli (PSDB), lembrou que a obra é uma demanda antiga. “É importante que esse projeto esteja incluído no primeiro lote. Essa é uma obra que já deveria ter ocorrido há muitos anos. Esse atraso afetou o desenvolvimento de vários municípios. O corredor da BR-277, que corta o Paraná, é muito utilizado pelos motoristas. Tivemos muitos acidentes. Vale lembrar que esse projeto já estava previsto na concessão anterior. O Governo precisa fazer isso acontecer”, disse.

Em outra frente, as reformas previstas na BR-373 devem favorecer, além de Prudentópolis, as cidades de Ponta Grossa, Imbituva, Guamiranga e Ipiranga. Ao avaliar os impactos do projeto para o município e para a região, o prefeito de Imbituva reforçou o aspecto da segurança. “É um movimento que já estávamos esperando. Todos sabem que é um pedido que se arrasta há muito tempo. O mais importante é a segurança. Conseguiremos evitar muitos acidentes. Além do investimento na logística, é importante preservar vidas”, opinou.

Em Prudentópolis, os trabalhos devem desafogar o tráfego de veículos na área urbana. O prefeito Osnei Stadler (União) enalteceu a ação. “Sofremos muito com tráfego de caminhões. A duplicação é um pedido que enviamos ao Estado ainda no início da gestão”, completou.

Segundo lote contempla melhorias

Entre as obras previstas no lote 2 da concessão estão a duplicação da PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; e a duplicação da PR-151 e PR-239, no trecho que se inicia em Piraí do Sul, passa por Sengés e vai até São Paulo. A estimativa de investimento para o Lote 1, colocando em pauta todos os projetos previstos no estado, é de R$ 7,9 bilhões, enquanto o Lote 2 tem uma previsão de R$ 10,77 bilhões.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE