Guarda Municipal cria a 'Patrulha Maria da Penha' em Telêmaco Borba
A patrulha tem a finalidade de atuar na prevenção à violência doméstica, bem como fornecer suporte e atendimento de qualidade às vítimas
Publicado: 03/09/2025, 01:00

Um evento na noite de sexta-feira (29), na Secretaria Municipal de Ordem Pública marcou o lançamento da Patrulha Maria da Penha, que servirá como um “braço” da Guarda Municipal, com a finalidade de atuar na prevenção à violência doméstica, bem como fornecer suporte e atendimento de qualidade às vítimas.
A Patrulha Maria da Penha ressalta a importância de ações de conscientização e do acompanhamento posterior das vítimas. A Patrulha abrangerá o processo de reestruturação da vida da mulher, acompanhando-a afim de garantir sua segurança e evitar a reincidência, através de visita às vítimas, em momento posterior aos fatos, realizando assim o acompanhamento integral do caso e a proteção da vítima e de seus direitos.
Também será feito o monitoramento de Medidas Protetivas onde serão feitas a verificação contínua do cumprimento das decisões judiciais impostas aos agressores, intervindo quando necessário para assegurar o cumprimento efetivo e imediato. Atuação em situações de emergência de pronto atendimento a sinais ou denúncias de descumprimento das medidas, articulando com os Órgãos de Segurança Pública e rede de apoio.
A prefeita, Rita Araújo, deixou clara a sua alegria com o evento. “Tomara que não tenhamos tantas demandas, mas infelizmente virão casos. É importante esse vínculo, pois uma mulher entende a outra. A guardas Jheniffer e Marques tem um triar muito importante e todo o apoio que pudermos dar estamos com vocês. Vamos reforçar a Guarda e nossas forças de segurança para vivermos em paz”, destacou.
Também fizeram parte da mesa de autoridades as juízas de Justiça, Dra. Luciana Gonçalves Nunes e Dra. Patrícia Chigueira Nilo; a promotora, Dra. Nathalie Murillo Floroschk; a diretora-geral da Secretaria de Segurança de Araucária, Jaqueline Dias; as vereadoras, Elis Salvidar e Rosângela Assis; a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Helena Guimarães Gasperin e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, guarda municipal Jheniffer dos Anjos.
Em seguida, as guardas municipais Caroline Marques e Jheniffer dos Santos, receberam o distintivo da Patrulha Maria da Penha. Em seguida, os guardas municipais e dois adolescentes foram homenageados, por denunciarem e atenderem um caso de agressão, que se enquadra na Lei Maria da Penha.
Com informações da assessoria de imprensa.