Colheita de soja e milho supera 50% da área plantada no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Colheita de soja e milho supera 50% da área plantada no Paraná

Previsão de safra recorde na soja está mantida, com produção estimada acima de 20,9 milhões de toneladas. Na região, a soja está 22% colhida, e no milho esse total chega a 85%

Colheita de soja e plantio de milho de 2ª safra estão avançando no Estado nas últimas semanas
Colheita de soja e plantio de milho de 2ª safra estão avançando no Estado nas últimas semanas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A colheita da soja e do milho, dois dos principais produtos da safra de verão paranaense, já avança em 50% das respectivas áreas. Apesar das chuvas, que ainda mantêm o volume de colheitas aquém das expectativas iniciais, houve avanço nas duas últimas semanas. A soja teve acréscimo de mais 1 milhão de hectares colhidos no período de sete dias, superando os 48% o total da área já retirado dos campos paranaenses. Ainda assim, a colheita está cerca de uma semana atrasada em relação aos anos anteriores. Na região dos Campos Gerais, a colheita de soja está abaixo da média estadual, com 22% colhidos, enquanto que com o milho já passou dos 85%.

Apesar do atraso no Estado, o Boletim de Conjuntura Agropecuária, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), aponta que o Estado terá uma safra recorde de soja. São esperados um total colhido que supere os 20,8 milhões de toneladas obtidos em 2020, e até mesmo passe da projeção de 20,9 milhões de toneladas, feita em fevereiro pelo próprio Deral. Informações reveladas pelo Departamento de Economia Rural dão conta de que a maior parte desse volume deverá ser transportada até o porto de Paranaguá, prioritariamente por modal rodoviário.

Na região dos Campos Gerais, há a previsão da colheita de 2,177 milhões de toneladas do grão, segundo o último levantamento do Deral, retirados de uma área plantada de 544,4 mil hectares.  O economista do Deral em Ponta Grossa, Luiz Alberto Vatroba, afirma que o fato da região estar sem chuva há uma semana propiciou o avanço e normalização da colheita. “O clima melhorou e a umidade está dentro dos padrões, de 15%. E a produtividade está boa, deve ficar nos 4 mil kg/há ou até mais alto”, alega.


MILHO

Já o milho de primeira safra teve a metade da safra colhida, registrando boas produtividades na última semana. No entanto, os trabalhos avançam lentamente, pois a prioridade é a colheita da soja. Em contraste, o plantio da segunda safra de milho está acelerado, alcançando 61% da área projetada. Esse percentual era para estar maior, mas não foi possível tanto pela soja, que ainda não foi colhida, quanto pelo clima úmido, que impede o plantio em solos menos friáveis. 

No caso do milho na região dos Campos Gerais, o último levantamento do Deral manteve uma produtividade recorde para o grão, de 11 mil quilos por hectare. Se esse valor for confirmado, serão retirados, dos 78,53 mil hectares plantados, um total de 863,8 mil toneladas. “A colheita está bem adiantada e a produtividade está boa”, finaliza Vantroba.

Feijão de 1ª safra está todo colhido na região

No caso do feijão, o grão da primeira safra já foi todo colhido na região dos Campos Gerais, e no âmbito estadual também se aproxima do fim. Dos 115 mil hectares cultivados nesta primeira safra de 2022/23, cerca de 97% já foram colhidos e o restante deverá ser concluído ainda nesta semana. Apesar do tempo chuvoso, o feijão colhido nesta safra é considerado de boa qualidade no Paraná – na região dos Campos Gerais houve uma quebra acima dos 10%, devido ao excesso de chuvas entre setembro e novembro, que afetou desde o plantio ao desenvolvimento do cultivar.  O último levantamento indica uma produção em torno de 193 mil toneladas no Estado e superior a 37 mil toneladas nesta 1ª safra nos Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE