Deputados da região tomam posse na Alep nesta quarta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Deputados da região tomam posse na Alep nesta quarta-feira

Solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense. A região dos Campos Gerais conta com representantes

Hussein Bakri (PSD); Mabel Canto (PSDB); e Moacyr Fadel (PSD)
Hussein Bakri (PSD); Mabel Canto (PSDB); e Moacyr Fadel (PSD) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro de 2022 acontece nesta quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que terá início a partir das 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense, válida entre 1º de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2027. A cerimônia de posse é aberta à população que desejar assistir presencialmente. A solenidade também será transmitida através da TV Assembleia e também pelas redes sociais do Poder Legislativo. O Portal aRede e Jornal da Manhã também trará todos os detalhes do evento.

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura. A região dos Campos Gerais contará com uma maior representatividade na Alep durante os próximos quatro anos. Entre os nomes da região eleitos no pleito do último ano estão Mabel Canto (PSDB), Moacyr Fadel, e Hussein Bakri (PSD). Os três líderes destacaram em meio a um universo de aproximadamente 50 candidatos que tinham como meta atender às principais demandas da região, por meio da atuação como parlamentar.

Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de aproximadamente 44,5% para nova legislatura
Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de aproximadamente 44,5% para nova legislatura |  Foto: Divulgação
  

Renovação

Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa do Paraná pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.

Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Na atual, são cinco deputadas.

Representatividade

Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade). A deputada mais nova da próxima legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.

Parlamentares se pronunciam

Os nomes que representarão a região dos Campos Gerais na Assembleia destacaram a expectativa para a posse. O deputado Hussein Bakri reforçou o compromisso com toda a população. “Trabalharei dia e noite para honrar a confiança de cada um dos 97.681 eleitores que me escolheram como representante”, disse.

A deputada Mabel Canto falou sobre como pretende atuar. “Continuarei trabalhando pelos direitos das mulheres, das nossas crianças e principalmente pela saúde da população”, disse. O deputado Moacyr Fadel também se pronunciou. “Quero atuar pelos Campos Gerais e outras regiões. Vou batalhar por Castro, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Carambeí e tantos outros”, concluiu.

Perfil dos deputados

Mabel Canto (PSDB) no estúdio do portal aRede
Mabel Canto (PSDB) no estúdio do portal aRede |  Foto: Divulgação
  

Mabel Canto destaca metas para 2º mandato

Mabel Canto nasceu em 1985 na cidade de Clevelândia, no sudoeste do Estado do Paraná. A parlamentar recebeu em junho de 2020 o Título de Cidadã Honorária de Ponta Grossa. Iniciou no rádio quando tinha 15 anos e esteve ao lado do pai em suas campanhas políticas e nos seus mandatos como prefeito de Ponta Grossa. Em 2018, Mabel iniciou sua carreira na política disputando o cargo de deputada estadual pelo PSC, e foi eleita com 35.019 votos na época. Nos últimos anos, apresentou 84 projetos de lei na Alep, dos quais 29 viraram leis. Nas eleições de 2022, Mabel fez mais de 70 mil votos.

“Assumo esse segundo mandato com ainda mais responsabilidade. Ser a deputada estadual mais votada da história de Ponta Grossa é uma honra e me credencia a lutar com mais força pela nossa população. Lutarei pelos Campos Gerais com a mesma garra, coragem e independência”, disse Mabel.

Hussein Bakri no estúdio do Portal aRede
Hussein Bakri no estúdio do Portal aRede |  Foto: Divulgação
  

Hussein Bakri irá liderar governo na Assembleia

Hussein Bakri nasceu em 24 de novembro de 1965. O candidato ingressou na carreira política em 1988, quando foi eleito o mais jovem vereador de União da Vitória. No ano de 2000 se elegeu prefeito da cidade, e foi reeleito ao cargo em 2004. Em 1998, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual. Em 2010, concorreu novamente, ficando na suplência. No pleito de 2014, foi eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSC, com 26.682 votos. Na última legislatura, ficou como suplente e exerceu o cargo de líder do governo. Nas eleições de 2022, fez mais de 97 mil votos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já anunciou que o deputado também vai reassumir a função de líder do Governo nesta gestão. “Terei novamente a missão de liberar a bancada de deputados aliados ao governador Ratinho Junior para, juntos, auxiliarmos o Executivo a seguir melhorando a vida de todos os paranaenses”, disse Bakri.

Moacyr Fadel no estúdio do Portal aRede
Moacyr Fadel no estúdio do Portal aRede |  Foto: Divulgação
  

Moacy Fadel pretende atuar em prol da região

Com mais de 20 anos de carreira política, Moacyr Fadel foi prefeito do município de Castro durante quatro mandatos. O deputado estadual já teve experiência também como parlamentar da cidade, atuando inclusive como presidente da Câmara de Vereadores de Castro. Em 2021, foi eleito presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) pela segunda vez, sendo a primeira no ano de 2006. Em 2007 ficou à frente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) quando lutou por causas nacionais. Nas eleições realizadas em 2022, Fadel somou mais de 41 mil votos.

“É o que eu gosto de fazer: transformar vidas. Quero atuar por todas as regiões do estado. Vou batalhar para defender os interesses dos municípios de pequeno, médio e grande porte. Tenho uma boa relação com o governo do estado, onde já debati alguns projetos”, disse Moacyr.

Marcelo Rangel no estúdio do Portal aRede
Marcelo Rangel no estúdio do Portal aRede |  Foto: Divulgação
  

Marcelo Rangel atuará no cargo de secretário estadual 

O ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSD), foi eleito para o cargo de deputado estadual nas eleições realizada em outubro. Porém, o líder político aceitou o convite do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e assumiu a Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital. No cargo, Rangel fica responsável em coordenar a criação de novos programas para facilitar as atividades econômicas, a relação com os municípios e os cidadãos.

Ele deverá incentivar e apoiar ambientes para a atração de empreendedores, investimentos e empresas inovadoras para o Estado conforme as políticas públicas da área de inovação. Com experiência como superintendente de Inovação na primeira gestão, Rangel também promoverá uma gestão com ênfase na transformação digital e no estímulo à qualificação profissional inovadora.

Substituto

Na condição de primeiro suplente após o pleito de 2022, o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) retornará à Assembleia Legislativa do Paraná nesta legislatura. Ocupando uma cadeira desde 2021, ele fez do seu período no parlamento uma ferramenta de apoio aos direitos da pessoa com deficiência no estado. “Em pouco mais de um ano no Poder Legislativo, os resultados foram muito positivos. Eu que atuo na causa das pessoas com deficiência vi muitos ganhos às mais de 400 instituições atendidas pelo Governo do Estado”, diz.

Com informações da Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE