Ortigueira debate parceria com a UEPG para viabilizar novos cursos | aRede
PUBLICIDADE

Ortigueira debate parceria com a UEPG para viabilizar novos cursos

Diálogo entre lideranças deve viabilizar novas oportunidades para a população; ações devem ser voltadas às demandas locais

Prefeito Ary Mattos garantiu parcerias para colocar projeto em prática em um futuro próximo
Prefeito Ary Mattos garantiu parcerias para colocar projeto em prática em um futuro próximo -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Ortigueira deu mais um passo importante para ampliar a oferta de ações voltadas à qualificação profissional. Na última semana, O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivo Mottim Demiate, esteve na cidade para debater com autoridades e moradores a possibilidade de implantação de cursos. A proposta, ainda em processo de construção, possibilitará iniciativas profissionalizantes na área técnica, voltadas às demandas locais.

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta segunda-feira (14), o prefeito Ary Mattos (União) explicou que o projeto ainda é embrionário. O gestor segue otimista para que os cursos saiam do papel em um futuro próximo. “É importante que nossa população esteja sempre se qualificando, inclusive para aproveitarmos as opções que a Klabin nos oferece”, disse. De acordo com Mattos, as oportunidades devem ser voltadas para a área de tecnologia. Até a publicação da reportagem, os cursos não foram divulgados.

Próximos passos

Segundo o chefe do Executivo, a administração local já trabalha na elaboração dos documentos necessários para avançar nas negociações junto à UEPG. Novas reuniões devem ocorrer em breve. O município de Ortigueira deverá ceder uma estrutura adequada para a realização dos cursos. “Ter acesso a uma graduação por uma instituição pública de qualidade é um sonho para muitas pessoas. Esperamos poder concretizar isso assim que possível”, explicou Mattos.

Além do prefeito e do vice-reitor da UEPG, também estiveram presentes no evento de quarta-feira (9) o superintendente de ciência e tecnologia, Aldo Nelson Bona; e o deputado estadual reeleito nas eleições deste ano Hussein Bakri (PSD). “A presença das autoridades foi muito importante. É algo que confere uma credibilidade ainda maior para esta possível parceria. Temos o apoio deles para viabilizar os novos cursos”, concluiu o gestor local. O diálogo que marcou a apresentação do projeto também reuniu membros da comunidade escolar de Ortigueira.

AMCG já assegurou novo convênio

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) firmou um convênio com a Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG) no fim do mês de outubro. O objetivo da parceria é alinhar as necessidades da região com a qualidade de uma instituição de ensino de renome nacional para a capacitação de sua população e gestores.

O presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União), destacou a importância do acordo. “Queremos elevar a nossa região a um outro nível. Estamos buscando, por meio de parcerias, cada vez mais, dar condições à população para uma vida melhor", esclareceu.

As negociações tiveram início no mês de junho, quando o presidente da Associação e o reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto, alinharam os interesses das instituições. "A Universidade já atua como instituição regional. Vamos ampliar essa atuação além da academia", garantiu.

Primeiros passos na região

Entre as primeiras ações que serão realizadas em conjunto estão a capacitação, tanto de servidores quanto da população em geral, e a colaboração na área da saúde por meio dos serviços do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. "Dentro das próprias Prefeituras temos carência para a qualificação", conta Carneiro.

A nova lei de licitações deve estar no foco da AMCG e da UEPG para uma das capacitações. "Seria o tema mais urgente, já que os processos internos serão modificados com a mudança na legislação", antecipa o presidente da Associação.

Cursos de formação

Além de temas de interesse dos servidores municipais, a Associação estuda projetos de cursos para formação de tecnólogos para atender as necessidades dos municípios. Agricultura, papel e celulose, e metalurgia podem contar com cursos promovidos pela UEPG e ofertados à população dos Campos Gerais. "São cursos de formação superior que podem ser finalizados em dois anos e meio", explica o reitor, destacando a importância da formação para a geração de emprego e renda na região.

Outra questão levantada foi a possível instalação de polos Nutead em mais municípios de abrangência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. Hoje, entre os 53 polos da UEPG, cinco estão localizados nos municípios da região. Reserva, Ipiranga, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Palmeira.

Apoio para a saúde

Na área da saúde, a carência na prestação de alguns serviços nos municípios menores pode ser suprida pelo Hospital Regional, conforme o reitor da UEPG. "Vamos mapear algumas de nossas demandas e verificar como podemos utilizar desta parceria", finaliza o presidente da AMCG.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UEPG e da AMCG
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE