CimSaúde debate acesso à atenção especializada | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde debate acesso à atenção especializada

Oficinas do programa PlanificaSUS Paraná ocorrem nesta semana na região dos Campos Gerais

Oficinas do programa PlanificaSUS Paraná ocorrem nesta semana na região dos Campos Gerais
Oficinas do programa PlanificaSUS Paraná ocorrem nesta semana na região dos Campos Gerais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oficinas do programa PlanificaSUS Paraná ocorrem nesta semana na região dos Campos Gerais

A região dos Campos Gerais recebe, no decorrer desta semana, uma série de oficinas do programa PlanificaSUS Paraná. As ações ocorrem com objetivo de agregar valor ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde. Na última terça-feira (7), o acesso à Atenção Especializada foi abordado pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa, durante encontro com secretários municipais e tutores do programa na 21ª Regional de Saúde. 

“O Consórcio atua na região como atenção especializada. E, para uma boa organização, precisamos nos comunicar organizadamente com a Atenção Primária”, explicou, destacando ainda a articulação dos sistemas de apoio e logística. Conforme a diretora, o acesso dos usuários ao Sistema de Saúde se inicia nos municípios com a Atenção Básica à Saúde. Mas com alguns pacientes seguindo tratamento, encaminhados à Atenção Secundária. “Nós compartilhamos esses pacientes. Por isso, os processos, bem como a comunicação, devem estar alinhados”, esclareceu.

Para se chegar às especialidades, as Unidades de Saúde devem “estratificar” os pacientes, conforme os riscos. “O compartilhamento e a transição do cuidado devem ser baseados em protocolos clínicos e evidências científicas”, explicou Pâmella. “Assim a pessoa diabética ou hipertensa, por exemplo, chega à sua Linha Guia adequada para seguir tratamento na atenção especializada”, complementou.

Oferecer um serviço mais resolutivo aos pacientes, evitar retrabalho nas mais diversas esferas, melhorar a eficiência dos recursos destinados à saúde. Todos esses fatores estão em foco ao se debater o PlanificaSUS, e o acesso à Atenção Especializada. Outra questão abordada dentre os processos de transição é o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de consultas e exames com especialistas. “Sabemos que ainda lidamos com filas, além da questão do absenteísmo de pacientes. Mas com a organização da Rede, além do fortalecimento do Consórcio, estamos conseguindo sanar”, finalizou a diretora do Consórcio.

Na quarta-feira (8), ocorreu nas Regionais de Saúde que compreendem os Campos Gerais, 3ª e 21ª, novas oficinas de formação de tutores do PlanificaSUS. Esta é a 3ª etapa do Programa no Estado, conforme proposta do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein.

Consórcio realiza visita técnica

O CimSaúde realizou, no último final de semana, uma nova visita técnica. Desta vez, o Consórcio que conta com sede em Pato Branco recebeu integrantes da região para troca de experiências. O Conins conta com 25 municípios consorciados, dos estados do Paraná e de Santa Catarina, e é referência entre os Consórcios. “Estamos em fase de expansão, buscando nos fortalecer. Neste momento, que pretendemos o atendimento integral das demandas dos municípios consorciados, estamos procurando conhecer experiências exitosas”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE
</