Castro confirma circulação do vírus de febre amarela | aRede
PUBLICIDADE

Castro confirma circulação do vírus de febre amarela

Até ontem, 18 macacos foram encontrados mortos. Vacinação está disponível no município em todos os postos, para todas as pessoas

Até ontem, 18 macacos foram encontrados mortos no município
Até ontem, 18 macacos foram encontrados mortos no município -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Até ontem (27), 18 macacos foram encontrados mortos. Vacinação está disponível no município em todos os postos, para todas as pessoas 

A Secretaria Municipal da Saúde de Castro confirmou, na tarde desta quinta-feira (28), a detecção da circulação do vírus da Febre Amarela no município. Até ontem (27) foram contabilizadas 18 mortes de macacos. Os exames foram feitos em alguns animais, recolhidos pela Vigilância Sanitária e encaminhados pela 3ª Regional de Saúde para um laboratório em Curitiba, e agora houve a confirmação de que a morte ocorreu pelo vírus. Contudo, como explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, os macacos não são transmissores da doença para humanos, mas um “alerta que o vírus está circulando”. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.

Com base nessa confirmação, a Secretaria emitiu uma nota técnica, informando sobre as medidas tomadas quanto à vacinação, que já está disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive em hora de almoço. Algumas unidades abrem neste sábado e neste domingo, inclusive na área rural. A partir desta quinta até o dia 5 de abril, algumas unidades ficarão abertas até às 21 horas: Bom Jesus, Jeovah Ribeiro, Alvorada, Rosário, Morada do Sol, Bela Vista. Essas unidades também abrirão no sábado, das 8h às 16 horas, assim como as unidades Socavão, Abapan, Tronco e Guararema. No domingo abrem, das 8h às 16 horas, as unidades do Abapan, Socavão, Bom Jesus e Jeovah Ribeiro.

Todas as pessoas acima de 9 meses devem ser vacinadas, inclusive gestantes e idosos que não apresentem comorbidades. Mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses poderão receber a vacina, porém deve-se suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação. Não deverão ser vacinadas as pessoas que já foram vacinadas contra a Febre Amarela anteriormente (uma dose é válida para toda a vida) e pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônicos de corticóides, HIV e outros)

A Prefeitura deixa claro que novas estratégias e ações poderão ser tomadas conforme a necessidade. 

* Notícia atualizada às 17h12 para o acréscimo de informações

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE