Vaticano prepara canonização de Carlo Acutis, o primeiro santo 'millenial' | aRede
PUBLICIDADE

Vaticano prepara canonização de Carlo Acutis, o primeiro santo 'millenial'

Este será o primeiro evento de canonização do papa Leão XIV, eleito em maio

Carlo Acutis faleceu aos 15 anos devido a uma leucemia
Carlo Acutis faleceu aos 15 anos devido a uma leucemia -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Carlo Acutis, o adolescente católico que morreu aos 15 anos e ficou conhecido por evangelizar na internet, se tornará santo no próximo domingo (7). O Vaticano já prepara a cerimônia de canonização, e pendurou numa imagem do beato na Basílica de São Pedro nesta quinta-feira (4). 

A canonização será feita pelo papa Leão XIV após ser suspensa por conta da morte do papa Francisco. Inicialmente, a cerimônia estava prevista para ocorrer no dia 27 de abril. Por nascer no final do século XX, Carlo Acutis se tornará o 1º santo “millennial”.

O adolescente ítalo-britânico morreu de leucemia aos 15 anos em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis o apelidaram de “padroeiro da internet” já que ele tinha uma intensa atuação de evangelização online.

A imagem de Acutis na fachada da basílica já faz parte das preparações para o ritual de canonização. Este será o primeiro evento de canonização do novo papa, que foi eleito em maio depois da morte do papa Francisco.

O jovem italiano Pier Giorgio Frassati também será canonizado por Leão XIV. Ele ficou conhecido por ajudar os necessitados, e morreu de poliomielite na década de 1920.

"Carlo era uma criança comum, como as outras, brincava, tinha amigos e ia à escola. Mas sua qualidade extraordinária foi que abriu a porta do coração para Jesus e colocou Jesus em primeiro lugar na sua vida. Ele usou essa habilidade para espalhar a boa notícia, o Evangelho. Ele queria ajudar as pessoas a terem mais fé, a entender que existe uma vida após esta, que somos peregrinos neste mundo" disse a mãe de Acutis, Antonia Salzano.

QUEM FOI CARLO ACUTIS? - Nascido em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis cresceu em Milão, na Itália. Ainda criança ele se tornou católico e devoto da Virgem Maria. Em 2020, ele foi beatificado pelo Vaticano depois do seu primeiro milagre ser reconhecido pela Igreja Católica.

Seu primeiro milagre aconteceu no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Carlo Acutis teria curado uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010. Em maio de 2024, ele teve outro milagre reconhecido pela Igreja.

O segundo milagre atribuído ao beato Carlo Acutis foi a cura de uma jovem costarriquenha chamada Valeria Valverde, que sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, na Itália, em 2022 e entrou em coma. Após orações da sua mãe no túmulo de Carlo em Assis, Valeria recuperou-se inesperadamente, com a hemorragia cerebral desaparecendo e o processo de reabilitação progredindo rapidamente.

O garoto tinha um conhecimento acima da média sobre computadores e criou um site dedicado à catalogação de cada milagre já relatado, também usado para evangelizar.

"Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos", conta a mãe.

Com informações de: NSC Total.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right