Arapoti faz campanha para não perder zona eleitoral
Município precisa atingir 20 mil eleitores em curto prazo. Entidades fazem campanha para não perder Fórum Eleitoral
Publicado: 31/05/2017, 16:40

Município precisa atingir 20 mil eleitores em curto prazo. Entidades fazem campanha para não perder Fórum Eleitoral
Alegando necessidade de corte de gastos, a portaria nº 372 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada no último dia 12 de maio, determinou a extinção de Zonas Eleitorais que não atinjam um número mínimo de eleitores, determinado pela extensão territorial e a densidade populacional dos municípios. No Paraná, a decisão que pode afetar eleitores em cerca de 100 municípios, também coloca em risco a permanência da 164ª Zona Eleitoral, que atende o município de Arapoti, na região dos Campos Gerais, com densidade demográfica entre 15 a 30 hab/Km².
Para não perder o fórum eleitoral, Arapoti precisa atingir o número mínimo de 20 mil votantes. Segundo dados do Cartório Eleitoral, até a última segunda-feira (29) haviam 19.322 eleitores cadastrados, 678 a menos do que o necessário para que a Zona não seja extinta. O prazo dado pelo TSE para as adequações à portaria é de 30 dias para levantamento de dados e estudos da decisão e mais 60 dias para a aplicação, a contar da data de 16 de maio. Com o encerramento das atividades da Zona Eleitoral, o cidadão arapotiense vai precisar se deslocar até Jaguariaíva quando precisar de algum serviço da justiça eleitoral.
CAMPANHA
Para evitar o fechamento da 164ª Zona Eleitoral, a Câmara Municipal de Arapoti em parceria com o Cartório Eleitoral está criando um movimento junto aos Colégios, Igrejas e entidades da sociedade civil para ampliar o eleitorado e alcançar os 20 mil cadastros. O principal público alvo são os adolescentes entre 16 e 18 anos, que têm voto facultativo.
“A extinção da Zona Eleitoral vai criar um retrocesso democrático em nosso município, pois os eleitores terão que ir até Jaguariaíva quando precisarem de algum serviço. A apuração das eleições também sofrerá atraso, pois será realizada concomitante a de Jaguariaíva”, explicou o Vereador Divair da Silva.
“A Justiça Eleitoral precisa estar próxima do processo de escolha dos representantes, para que este seja o mais transparente e correto possível. Por estes motivos queremos mobilizar os cidadãos arapotienses com mais de 16 anos e que ainda não fizeram o título de eleitor para que compareçam ao cartório eleitoral de preferência até o dia 09 de junho”, afirmou.
BIOMETRIA
Os eleitores de Arapoti que ainda precisam fazer o recadastramento biométrico têm até o dia 9 de junho para comparecer ao Cartório Eleitoral portando RG, CPF, título de eleitor se já possuir e um comprovante de residência atualizado em nome do próprio eleitor, ou de seus pais. Para dar mais agilidade ao processo, o Cartório Eleitoral estará atendendo das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 17 horas no sábado (03) e domingo (04).
Conforme dados da Chefe do Cartório, Elaine Soares, até a última sexta-feira (26) apenas 11.679 dos mais de 19 mil votantes do município já tinham realizado o recadastramento. Caso o eleitor não faça o cadastramento biométrico, perde o título de eleitor e não poderá participar das eleições de 2018.
Além de ficar fora do processo democrático, com o cancelamento do título o eleitor não poderá inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor.
As informações são de Nicole Chiaradia da assessoria de imprensa.