Pesquisa traça perfil sustentável das indústrias do PR | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa traça perfil sustentável das indústrias do PR

Iniciativa do Sistema Fiep feita a cada dois anos está na terceira edição e visa identificar oportunidades de fortalecimento da cultura de sustentabilidade no setor

A fase de respostas ao questionário da 3ª edição da Bússola da Sustentabilidade vai até dia 30 de novembro
A fase de respostas ao questionário da 3ª edição da Bússola da Sustentabilidade vai até dia 30 de novembro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Observatório Sistema Fiep já iniciou a fase de captação de respostas para a terceira edição da Bússola da Sustentabilidade – pesquisa realizada a cada dois anos e que tem como objetivo traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná e identificar oportunidades de fortalecimento dessa cultura.

O levantamento de dados é feito por meio de um questionário online, que mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais, como planejamento e gestão de processos, gestão de pessoas, produção, cadeia de suprimentos e distribuição, consumidores, parcerias institucionais, meio ambiente e engajamento local.

O principal alvo da pesquisa são empresários, sócios e proprietários das indústrias. Também podem responder a pesquisa gestores de áreas como produção, recursos humanos, ESG (ambiental, social e de governança) e de serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT). “Eles são os protagonistas do estudo, precisam responder todos os critérios avaliados para um perfeito diagnóstico da sustentabilidade da empresa”, explica o pesquisador do Observatório, Augusto Machado.

Outro ponto importante, segundo ele, é o retorno que o investimento de tempo traz como contrapartida para as empresas. “É possível conferir os resultados para replanejar e adequar processos, estabelecer novas políticas e ações estratégicas no curto, médio e longo prazo para melhorarem a performance, além de poderem comparar a evolução dos resultados com os obtidos nas edições anteriores, articulando ações que promovam avanços reais dentro da organização”, garante Machado.

Benefícios da participação

O pesquisador destaca ainda que a Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa. Enquanto participa da pesquisa com o preenchimento do formulário, o site permite o acesso a infográficos, resumos e conteúdos relacionados ao tema. “Ao fim do levantamento, o gestor recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade em sustentabilidade da sua empresa, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade nos negócios”, completa o pesquisador.

O retorno para as empresas também está atrelado à sinergia do tema com outras áreas de negócio, ou seja, os resultados obtidos podem agregar valor a produtos e serviços oferecidos, melhorar a imagem da organização no mercado, aumentar a competitividade e fortalecer o relacionamento com outras empresas do setor e com fornecedores e assim promover a expansão da rede de parceiros. Outro benefício é poder identificar o grau de sustentabilidade por porte, setor e região, conteúdo disponível num diagnóstico personalizado a todas as empresas participantes que concluem as respostas do estudo.

É importante frisar que adotar uma cultura de sustentabilidade é um diferencial competitivo para indústrias de todos os portes. Desde micro e pequenos até grandes corporações. Essas medidas geram importantes resultados com clientes, ampliam oportunidades nos mercados de atuação, além de fortalecerem a imagem positiva da empresa” completa Machado.

A fase de respostas ao questionário da 3ª edição da Bússola da Sustentabilidade vai até dia 30 de novembro. O acesso está disponível no site www.bussoladasustentabilidade.org.br/ , que também traz mais detalhes do projeto.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE