Produção de soja poderá ser inferior à da safra 2018 | aRede
PUBLICIDADE

Produção de soja poderá ser inferior à da safra 2018

Estiagem e altas temperaturas no fim do ano impactam na produção. Quebra chega até a 40% em algumas áreas

Com a queda na produtividade, a produção total de soja nos Campos Gerais também deverá ser inferior à safra 2017/2018
Com a queda na produtividade, a produção total de soja nos Campos Gerais também deverá ser inferior à safra 2017/2018 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estiagem e altas temperaturas no fim do ano impactam na produção. Quebra chega até a 40% em algumas áreas 

Castigada pelas condições climáticas desfavoráveis, a safra de grãos 2018/2019 deverá ter uma produtividade menor na região dos Campos Gerais. Na próxima semana, alguns produtores agrícolas já começam a fazer a colheita da soja, porém já com a perspectiva da redução do rendimento do grão por hectare. “Quem plantou a soja mais cedo, e teve a frutificação em novembro ou dezembro sofreu mais”, alerta Vera Maria Silvestre, economista do núcleo regional do Departamento de Economia Rural (Deral) em Ponta Grossa, que abrange 18 municípios. Em alguns casos específicos, em algumas áreas pontuais, a perda pode chegar a até 40%. 

Apesar de tudo, ainda não é possível um diagnóstico do quão grande será a perda, diz Vera. Isso porque a janela é ampla de plantio, com algumas áreas concluídas em dezembro. Essas áreas plantadas entre novembro e dezembro ainda podem se recuperar e não registrar grandes perdas, caso as condições climáticas sejam favoráveis neste ano. “Quem plantou mais tarde, pode recuperar, porque começou a chover; tem condição de se recuperar. São as que estão em floração ou no início de frutificação”, explica a especialista. Porém, aos produtores rurais ao norte da regional, em municípios como Tibagi, Ventania e Sengés, onde alguns começaram a plantar ainda em setembro, a situação é crítica em alguns casos, porque pegou essa frutificação em novembro e dezembro, quando houve a seca. 

Apesar das chuvas registradas entre 1º e 10 de janeiro, ainda o volume de água ainda é insuficiente para recompor a umidade que o solo precisa. A colheita se intensifica em fevereiro e chega ao ápice em março, terminando em abril. Porém, a redução na produção regional já é esperada. Na safra 2017/2018, o rendimento por hectare na região dos Campos Gerais ficou em torno de 3.728 quilos por hectare. Quando a safra atual foi iniciada, a previsão era de 3.750 quilos por hectare (o que tornaria a segunda melhor safra da história), porém o núcleo regional do Deral trabalha com uma redução dos valores. “Sabemos que vai reduzir e não chega ao patamar do ano passado”, lamenta Vera. Na safra passada, foram colhidas 2,13 milhões de toneladas de soja - a perspectiva inicial para este ano era de 2,15 milhões.

Produção de milho terá menor perda

O cultivo do milho, também terá sua colheita iniciada neste mês de janeiro, com as primeiras áreas previstas para 20. Por estar no campo também em novembro e dezembro, haverá perdas na produção, porém em um nível menor, pela cultura sofrer menos com a seca. Já o feijão de 1ª safra em fase final de colheita, segundo informação dos produtores. Já a 2ª safra desse grão ainda não está sendo plantada, porque os agricultores estão aguardando mais umidade do solo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE