Cescage fecha parceria para desenvolver a raça ‘Purunã’
Acordo foi fechado com o Instituto Agronômico do Paraná para o desenvolvimento e multiplicação genética

No mês de novembro o Cescage Genética (Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal), firma uma grande parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O acordo prevê o desenvolvimento e multiplicação genética (sêmen e embriões bovinos) da Raçã Purunã. No dia 9 de novembro, às 8h, na Estação Fazenda Modelo Iapar de Ponta Grossa, será assinado o protocolo para início das atividades de genética. Na mesma data lideranças debatem; “O Futuro da Raça Purunã”, que deve contar com representantes de todo o Paraná. A data é em comemoração aos 45 anos do Iapar e 105 anos da Estação Fazenda Modelo.
Além da parceria com o Cescage Genética, o Iapar formaliza o acordo com o Restaurante Madero, que servirá um cardápio especial com carnes de gado Purunã em sua loja "prime" de Curitiba. Haverá no evento uma homenagem especial ao pontagrossense, músico erudito e maestro, Gabriel de Paula Machado, recentemente falecido.
O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. O Purunã incorpora todo o avanço genético das raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim.





















