PUBLICIDADE

Nostalgia (12/08)

Estudo de obras literárias

Numa primeira cena marujos que desceram ao mar, são rodeados por tubarões
Numa primeira cena marujos que desceram ao mar, são rodeados por tubarões -

Estudo de obras literárias

Nostalgia de hoje comenta baleias. Explico: uma baleia é a do livro de Herman Melville “Moby Dick” e a outra é a baleia (cachorra) do livro de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”.

A Baleia marítima é a chamada Moby Dick. É uma das personagens do livro do mesmo nome publicado pela primeira vez em 1851. Tornou-se um clássico e nos tempos escolares em currículos extras.

Cheguei a “estudar” usando o livro para aprendizado da língua inglesa. O estudo usava livro adaptado por Robert J. Dixson e nas turmas cada um ficava responsável por traduzi-lo, interpretá-lo e discutir com os colegas. Na parte do redator ficou acertado sobre o capítulo 19º.

Como isto ocorreu há mais de 30 anos, ainda se usava nas escolas de inglês os chamados “Álbum seriado”. Contatei o amigo desenhista Cação Ribeiro para fazer algumas cenas baseadas na parte que me tocava.

Moby Dick teve várias filmagens. A mais antiga é de 1956. Dirigida por John Huston para a Warner Bros e estrelada por Gregory Peck como Capitão Ahab. Leo Gen como Starbuck e outros. O filme na época em que foi produzido não tinha os efeitos especiais que teria hoje.  Mesmo assim conseguiu emocionar os espectadores.

A Baleia em terra

 “Vidas Secas” obra literária do Brasileiro Graciliano Ramos, (1812/1953). É outro livro bastante estudado e com passagens usadas em concursos vestibulares e de outros gêneros.

Numa primeira cena marujos que desceram ao mar, são rodeados por tubarões
Numa primeira cena marujos que desceram ao mar, são rodeados por tubarões Nesta segunda cena mostrada em desenho Capitão Ahab está sobre a baleia enrolado nas cordas próximo aos arpões que atingiram mas que nada ocasionaram a vida da famosa “Baleia Branca”. No Cinema é uma cena emocionante É personagem também uma cachorra chamada Baleia que tem participação na história dos retirantes compelidos pela seca. O filme como diz na contracapa do livro foi comparado aos quadros de uma exposição.  Há um interessante escrito de Álvaro Lins sobre a vida e as outras obras de Graciliano Ramos nas páginas finais do livro Usar clássicos da literatura para estudos não é uma novidade. Estudá-los, debatê-los, comentá-los, faz com que os alunos tomem conhecimento das palavras (no caso em inglês). E há livros que fazem a contagem de um número certo de palavras para o aprendizado. No caso de Moby Dick foram usadas Mil Palavras “presumivelmente” novas para os alunos. No cinema foi rodado por Nelson Pereira dos Santos em 1963.Tem como cenário o Nordeste e sua gente “sofrida” sob o sol escaldante. Foi rodado em Preto e branco estrelado por Atila Iório como Fabiano e Maria Ribeiro como Sinhá Vitória Gregory Peck que representa “um capitão Perna de pau” eis que o motivo do seu ódio mortal pelo cachalote era justamente tê-lo ferido mortalmente no membro inferior. Para quem não viu o filme ainda há chance de encontrá-lo no Canal YouTube Entre as editoras, Nostalgia destaca a capa da edição feita pela Record em antiga edição
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE NOSTALGIA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE