PUBLICIDADE

Nostalgia 15 e 16/07

Em todo mundo nostalgia move colecionadores a reunir curiosidades algumas de grande valor

 Os leitores podem aquilatar que até a grafia dos anos 1700 era bem diferente, e o valor monetário é desconhecido para nós.
Os leitores podem aquilatar que até a grafia dos anos 1700 era bem diferente, e o valor monetário é desconhecido para nós. -

Nostalgia impulsiona os colecionadores

Em todo mundo nostalgia move colecionadores a reunir curiosidades algumas de grande valor. Hoje vou apresentar umas peças em foto cedidas por um amigo e colaborador de “Nostalgia”.

Bolacha de mais de cem anos

Este é um disco 78 Rotações gravado em AGOSTO DE 1908, pela RCA Victor cujo slogan era “A Voz do Dono” e mostrava um cachorro cantando em um microfone. É um disco de Mario Pinheiro ao violão. O Título da música é “Vamos, Eugênia”.

 Documento com quase 250 anos

Este é um Fac – Símile de um bilhete de recolhimento de ouro ou papel moeda para a capitânia de Minas Gerais. Foi emitido em Tejuco em 1773 e impresso em Lisboa. Os bilhetes eram aceitos até pelo comércio ou pagos quando apresentados a administração. Eram uma espécie de cheque.

Cruz do mérito polonês

Focalizo abaixo a condecoração da primeira entrega que aconteceu por ocasião do 5 º aniversário da independência da Polônia em 11 de fevereiro de 1923, cuja entrega acorreu no início de 1924.

Redator/Colecionador

O redator também costuma colecionar curiosidades. Se Assim não fosse não conseguiria manter a coluna por 8 anos de publicações. Hoje vou relembrar duas matérias publicadas.

O tema é cinema

Extraída de uma revista” Dirigente Lojista”, de Maio de 1999, um comercial de um ramo de atividades que na época não tinha muitas inserções. Falo da Unimed Cooperativa de médicos que divulgou num meio diferente do seu porque a revista era dirigida ao meio lojista.

Disneylândia Brasileira

A Outra nota é sobre o Beto Carrero World.  A revista “Empreendedor” que circulava na região sul do Brasil, lançou uma edição especial sobre o parque existente na Penha S.C. Desconheço a data da publicação.  Relembro que Beto Carrero tinha um circo itinerante que percorreu todo o Brasil. Obviamente passou por Ponta Grossa. Quando ele aqui esteve divulgando seu circo, ao entrevista-lo na Radio Clube recebi o convite para andar com ele pelas ruas da cidade em seu carro Vermelho, e que ostentava um par de Chifres na frente do carro chamando a atenção.

 Os leitores podem aquilatar que até a grafia dos anos 1700 era bem diferente, e o valor monetário é desconhecido para nós.
 Os leitores podem aquilatar que até a grafia dos anos 1700 era bem diferente, e o valor monetário é desconhecido para nós. A Gravação da RCA Victor tinha impresso o preço que talvez não seja visto pelo tamanho pequeno circundando buraco no meio do disco.A ilustração é de um “Fac- Símile” do disco original. Capa do Encarte com Beto Carrero e sua Leoparda Natasha. A publicidade dá a entender que a parceria entre Unimed e Comércio Lojista sempre tem um final feliz. A comentar que nos dias de hoje os filmes não usam mais o tradicional “The End.”, mas como o anuncio é de 1999(do Século Passado) ainda é aceitável. Os agraciados foram em número de 24 cruzes de prata e 41 cruzes de bronze. A foto é de uma destas condecorações de posse do colecionador e nosso colaborador.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE NOSTALGIA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE