Brasil perde para Polônia e se complica no Mundial | aRede
PUBLICIDADE

Brasil perde para Polônia e se complica no Mundial

Gabriel

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foram nove jogos sem perder e o último time a sofrer uma derrota nesta edição do Campeonato Mundial. Mas, nesta terça-feira (16), a seleção brasileira masculina de vôlei acabou superada pela Polônia, na estreia da terceira fase. Jogando em casa, o adversário contou com o apoio de 12,1 mil torcedores e venceu por 3 sets a 2 (25/22, 22/25, 14/25, 25/18 e 17/15), em 2h16 de partida realizada na Atlas Arena, na cidade de Lodz.

Nesta quarta (17), o Brasil volta à quadra para enfrentar a Rússia, às 15h25 (Horário de Brasília), no mesmo local. As duas equipes já se enfrentaram neste Mundial e os brasileiros levaram a melhor, vencendo por 3 sets a 1. O Brasil precisa superar o adversário por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 para avançar à próxima fase sem depender de outros resultados.

Sem poder contar com o ponteiro Murilo, que sofreu um leve estiramento na coxa direita e foi poupado, a seleção brasileira começou com Lipe na formação titular. O oposto Wallace, que teve um entorse no tornozelo esquerdo, foi relacionado entre os 12, mas Leandro Vissotto iniciou a partida.

Nesta terça, a pontuação foi bem distribuída entre os brasileiros. Lipe foi quem mais pontuou, com 17 acertos, mas o ponteiro Lucarelli e o oposto Vissotto marcaram 16 vezes cada um. O central Lucão ainda marcou 15 pontos. Após a partida, Lucarelli destacou que o grupo não pode se abalar com o resultado.

“Foi um jogo complicado, especialmente no último ponto, que foi polêmico. Mas não temos que pensar em nada disso. Infelizmente, sofremos a primeira derrota e já temos que focar no jogo contra a Rússia. Vamos descansar, analisar tudo que fizemos de bom no último jogo contra eles, observar bem o que precisamos melhorar para fazermos uma partida ainda melhor amanhã”, disse Lucarelli.

Presente em alguns momentos do jogo, quando entrou nas inversões com o levantador Raphael, o oposto Wallace falou sobre o andamento da partida.

“Estávamos bem sempre no começo dos sets, mas eles conseguiam nos alcançavam do meio para o final das parciais. Não podemos permitir que isso aconteça. Não relaxamos em momento algum, mas serviu como lição para entendermos ainda melhor que temos que estar focados o tempo todo”, comentou Wallace.

O oposto fez questão de destacar a força do grupo brasileiro. “O nosso time é bem completo, um substitui o outro muito bem e o Vissotto manteve o mesmo ritmo da seleção. Sem o Murilo, perdemos no passe, mas ganhamos no ataque com o Lipe e temos que saber jogar dessa forma. Agora, vamos entrar com tudo amanhã para não dar chances a seleção da Rússia”, concluiu Wallace.

Até então, a seleção dirigida pelo técnico Bernardinho venceu, na primeira fase, a Alemanha, a Tunísia e a Finlândia, por 3 sets a 0, a Coréia do Sul por 3 a 2, e a seleção de Cuba, por 3 a 1. Já na segunda etapa do Mundial, a equipe verde e amarela bateu Bulgária, China e Canadá, por 3 sets a 0, e a Rússia, por 3 a 1.

O jogo

O ponteiro Lucarelli abriu o placar a favor do Brasil. O placar esteve igual em 3/3 e, no ponto de saque de Vissotto, a seleção verde e amarela fez 5/3. No lance seguinte, no bloqueio, de Bruninho, 6/3. Depois, bloqueio de Sidão e o marcador apontou 7/3. A Polônia pediu tempo. Mas a seleção brasileira manteve o bom ritmo e no ace de Lucão, chegou a 14/9. O time da casa reagiu e, quando aproximou no placar (15/13), foi a vez de Bernardinho pedir tempo. Na sequência, a Polônia chegou ao empate em 15 pontos. O jogo passou, então, a ser equilibrado, com as equipes empatadas novamente em 18/18. No bloqueio, a Polônia assumiu o comando do marcador: 19/18. Bernardinho parou o jogo. Mas o adversário seguiu melhor e, bem no saque, fez 21/18. Com ace de Lucão, o Brasil aproximou em 23/21. Mas, na sequência, os poloneses fecharam em 25/22.

O Brasil não se abateu com o resultado do primeiro set e saiu na frente no segundo. Quando chegou a 5/2, a Polônia pediu tempo. Com Lipe, a seleção brasileira fez 8/5. A seleção brasileira parou no nono ponto, enquanto a polonesa chegou ao oitavo. No bloqueio de Lucarelli, o placar foi para 12/8. E foi no ataque de Lucarelli que o Brasil chegou a 16/11. A Polônia, então, buscou o jogo e quando ficou apenas dois pontos atrás (18/16), Bernardinho pediu tempo. O time da casa ainda encostou em 20/19. A reta final do set foi bem disputada, com o empate em 21 pontos. No final, melhor para o Brasil, que venceu por 25/22.

Lipe abriu o placar para a seleção brasileira na terceira parcial. A equipe verde e amarela seguiu bem e abriu 4/1. A vantagem verde e amarela aumentou em 7/3. O time de Bernardinho cresceu de rendimento e, com Lipe bem no ataque, chegou a 13/6. Com Vissotto, o Brasil pontuou e colocou o dobro em vantagem: 16/8. Na mão de ferro, Leandro Vissotto levou a melhor e levou a seleção brasileira a fazer 20/11. No bloqueio individual de Sidão, o time verde e amarelo chegou a 22/12. E, no ace do central, o Brasil fez 25/14.

A seleção verde e amarela fez 3/2 no começo do quarto set e a Polônia chegou ai empate em 3/3. Com dois bloqueios seguidos, o Brasil colocou três de vantagem (7/4). O time de Bernardinho se manteve no comando do placar e, no primeiro tempo técnico, vencia por 8/6. Os donos da casa reagiram e empataram em 10 pontos. No bloqueio, a Polônia passou a frente (13/12) e depois abriu dois de vantagem: 15/13. A diferença no marcador aumentou em 19/16 e, depois, em 22/17. A Polônia, então, não deu chances ao Brasil e, com apoio da torcida, fechou em 25/18.

O set decisivo começou com vantagem polonesa de 4/1. Na sequência, a equipe da casa seguiu anulando as principais jogadas do Brasil e, no bloqueio, abriu 7/2. Em boa passagem de Lucão pelo saque, a seleção brasileira reduziu a diferença no placar (7/5) e a Polônia pediu tempo. O jogo seguiu tenso e o final, completamente emocionante. As equipes trocaram pontos até que a Polônia conseguiu fechar em 17/15.

Informações da CBV.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE