Hábito de tomar café é ligado a menor risco de câncer de intestino | aRede
PUBLICIDADE

Hábito de tomar café é ligado a menor risco de câncer de intestino

Pesquisadores da Holanda observaram diminuição do risco de recidivas em pacientes que tomavam até 4 xícaras de café por dia

Benefícios do consumo moderado de café já foram provados por vários estudos
Benefícios do consumo moderado de café já foram provados por vários estudos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O hábito de tomar café moderadamente tem sido associado por algumas pesquisas a um menor risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Pesquisadores da Universidade de Wageningen, da Holanda, sugerem que a associação também faz sentido para prevenir recidivas do câncer de intestino.

Ao analisar informações de saúde de 1.719 pacientes com câncer de intestino tratados na Holanda, os cientistas observaram que os indivíduos que tomavam até quatro xícaras de café por dia em comparação com os que bebiam menos de duas tinham 32% menos chances de terem recidivas – situação na qual o câncer retorna.

Um outro trabalho realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugeriu que ingerir pelo menos duas xícaras de café por dia pode auxiliar na sobrevida de pacientes com câncer de próstata. A pesquisa foi publicada na revista European Urology Oncology em agosto de 2022.

A possibilidade de o café ter algum papel para prevenir o câncer ainda não está provada pela ciência. Por enquanto, o que se têm são estudos observacionais, que trazem evidências de como o hábito afeta a saúde das pessoas. No entanto, não há relação de causa e efeito.

A cafeína, principal componente do café, possui antioxidantes que agem reduzindo inflamações e também está associada a uma melhor microbiota intestinal.

Com informações do portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE